Economia

Toffoli mantém benefício a idoso; medida de Itabira balança

Caiu, neste sábado (18/04), pelas mãos do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o recurso da Prefeitura de Santo André (SP), para manter decreto restritivo na gratuidade em ônibus aos idosos. A medida criava horário para o benefício: das 9h às 16h. A decisão poderá anular, por tabela, medida da Prefeitura de Itabira (ver abaixo).

O prefeito Paulo Serra tinha sido derrotado no Tribunal de Justiça do Estado de SP. Alegava que queria desestimular as saídas dos idosos, a fim de protegê-los contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A ação inicial foi proposta pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP). O MP alegou, em ação civil pública, que, a despeito da ameaça da Covid-19, o decreto restringia direitos.

Todavia, o desembargador Marrey Uint, o Tribunal entendeu que o decreto poderia prejudicar os idosos na procura pelos serviços básicos. Principalmente aos que dependem exclusivamente dos ônibus. “A realidade, contudo, é mais dramática. O que está em jogo, na complexa ponderação aqui analisada, é o direito à vida e saúde pública de toda a comunidade andreense versus o direito de ir e vir das pessoas maiores de 60 anos”, alegou a Prefeitura no recurso.

Toffoli aponta para Anvisa

O presidente do STF, porém, entendeu que, antes da Prefeitura de Santo André, uma “tomada de medida extrema, como essa ora em análise”, precisaria ser “fundamentada em parecer técnico e emitido pela Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa)”.

Toffoli ponderou que, neste cenário de caos mundial, o Estado deve, em todos os níveis, se fazer presente nas decisões. Todavia, que sejam adotadas “sempre através de ações coordenadas e devidamente planejadas pelos entes e órgãos competentes, e fundadas em informações e dados científicos comprovados”.

Itabira proíbe em horário de rush

A Prefeitura de Itabira (MG), em linha com o argumento da administração da cidade paulista, baixou medida também restritiva à gratuidade nas passagens aos idosos. Aqui, porém, se aplica àqueles acima dos 65 anos. Mas apenas nos chamados horários de rush: 5h às 8h59 e das 16h às 19h59. É para vigorar a partir de quinta-feira (23/04).

Campanha do Metrô de SP

Em São Paulo, o Metrô – Companhia do Metropolitano de São Paulo, fará doação às instituições de caridade que queiram receber alimentos e material de higiene. Os produtos foram doados por usuários do sistema do Metrô, dentro da campanha “Doação Solidária”, entregues em algumas estações das linhas que a companhia.

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Vale entrega Jangada para Itaminas

Os novos controladores da mineradora Itaminas (Itaminas Comércio de Minério S.A.), de Sarzedo (MG), consolidaram…

10 horas atrás

Veja as cidades mineiras mais afetadas pelo tarifaço de Trump

Belo Horizonte, Araxá, Contagem, Guaxupé, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Sete Lagoas e Varginha são os…

3 dias atrás

Planalto dentro do STF

A independência nas atividades entre os Três Poderes da República está clara na Constituição. "Art.…

4 dias atrás

Além de partido, Simões precisa mudar a narrativa

A possível troca do partido Novo pelo PSD do senador Rodrigo Pacheco, antecipada nesta coluna,…

4 dias atrás

Com nova lei, BH se torna a 6ª capital mais competitiva do país

No dia 12 de agosto, Belo Horizonte uniu-se aos outros 578 municípios mineiros onde a…

4 dias atrás

Dino e o risco de cangaço ideológico no STF

A bagunça brasileira turbinada. Desta vez, pelo ministro Fábio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).…

5 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!