Economia

Universidade e pesquisador punidos: maus tratos a animais

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi multada por maus-tratos contra cães. A decisão foi do Conselho Nacional de Experimentação Animal (Concea), que também puniu o pesquisador-veterinário José Henrique Saraiva Borges, do Centro Universitário Grande Dourados (Unigran). O pesquisador foi acusado de utilização de animais em ensino e pesquisa científica sem credenciamento junto ao Concea.

As deliberações contra a UEM e o pesquisador saíram do pleno da 45ª Reunião Ordinária do Concea, realizada segunda (2). Foram assinadas pela Coordenadora, Renata Mazaro e Costa.

Órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), o Concea entendeu que a UEM praticou “infração como de natureza grave”. A universidade foi multada de R$ 10 mil, “em face da possível condição de maus-tratos de cães da raça beagle”, diz a Resolução 9/2019. As acusações com a universidade são antigas. Os animais são utilizados até na Faculdade de Medicina da UEM.

Orientador em universidade e do CRMV-MS

Contra José Saraiva Borges, mestre e doutor em Cirurgia Veterinária (Unesp) e orientador na Unigran, a Deliberação nº 7 registra aplicação de multa de R$ 5 mil. O Plenário acusa o pesquisador de haver cometido “infração como de natureza gravíssima”, e determinou “sanções de suspensão das atividades até a regularização junto ao Concea”.

Professor no Hospital Veterinário da Unigran, de Dourados (MS), José Saraiva Borges é conhecido por suas experiências na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anestesiologia e Cirurgia Animal. No dia 23 de fevereiro, ele foi empossado como conselheiro efetivo na diretoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso Sul (CRMV-MS) para o triênio 2019-22.

ESCLARECIMENTO DA UNIGRAN

A Gerência de Comunicação Institucional da Unigran enviou hoje (11/09) o seguinte esclarecimento a respeito da notícia acima:

O médico veterinário José Henrique Saraiva Borges trabalhou na UNIGRAN somente até o mês de dezembro de 2010, quando foi desligado do corpo docente e de quaisquer vínculos empregatícios com a instituição. 

O processo interdisciplinar ao qual a matéria se refere foi aberto em 2016, ou seja, seis anos após ele ter saído totalmente da UNIGRAN”.

*Texto atualizado em 11/09/2019 às 22h21

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Reposição salarial de Zema é a metade do Legislativo e Judiciário

O governador Romeu Zema (Novo) gerencia o estado como se o estado estivesse sob o…

3 dias atrás

Cummins mantém projeção de queda em 2024

A Cummins, Inc., de Columbus (Indiana, EUA), líder global em segmento de motores, encerrou o…

3 dias atrás

CSN avança para dobrar produção de cimento

O Grupo CSN Companhia Siderúrgica Nacional) avança nas tratativas para dobrar sua capacidade de produção…

3 dias atrás

Dia do Trabalho, empregos e impostos

Independente dos fatos, na última quadra do Século XX, que deram origem (ver adiante) ao…

4 dias atrás

Tramonte racha a direita e a iguala à esquerda em BH

O anúncio do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) de que está pré-candidato a prefeito de…

5 dias atrás

Imprensa viu o tributo de Lula ao amigo. E só

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), na última sexta (26/04), até…

6 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!