Poluição da atmosférica por gases de termelétrica alimentada a carvão na China - Foto: Redes Sociais/Governo da China
A Vale S/A anunciou nesta quinta (11/11) a celebração de memorando de entendimento (Mou, na sigla em inglês) com a China Baowu para encontrar soluções pela descarbonização na siderurgia. O caminho estaria na produção de “biocarbono”, a partir do CO2 liberado em processos industriais. Esse combustível “neutro em carbono” seria (não foi revelado o processo), portanto, em sistema contínuo queimado nos próprios alto-fornos siderúrgicos.
A notícia, encaminhada pela Vale à B3 (Brasil. Bolsa. Balcão), chega em parceria com outra muito otimista. Dentro da COP-26, Conferência do Clima, na Escócia, os Estados Unidos e China fecharam compromissos ambientais mais amplos. Veja AQUI, então, aquilo que as duas maiores potências econômicas do planeta informam e que o mundo chama por pacto “ambicioso”. A COP-26 se encerra amanhã (12/11).
O protocolo da Vale-Baowu tem um significado a mais. Une duas líderes. A maior exportadora de minério de ferro do planeta e a maior siderúrgica em produção, respectivamente. Baowu tem instalações para 115 milhões de toneladas anuais em aços brutos, de acordo com a Vale.
No cenário da COP-26, a companhia brasileira salienta seu “compromisso” com a redução, até 2035, de 15% das suas emissões líquidas em gases de efeito estufa (GEE). Isso dentro do chamado “Escopo 3”. Os GEEs são, por conseguinte, promovem aquecimento acelerado do planeta e impactos diretos no buraco na camada de ozônio.
Em resumo, “Escopo 3” trata os impactos ambientais a partir dos produtos de uma atividade por segmentos de transformação. Confira AQUI expressões do “Acordo de Paris” muito comuns na COP-26. A companhia brasileira comunicou à B3 outras metas relacionadas.
Vale e Baowu, portanto, assumem compromissos em promover “redução das emissões de gases de efeito estufa”. O ponto de partida, então, complementa a mineradora, é encontrar entendimento para seu aporte em planta da Baowu. A parte brasileira, então, seria na ordem de 70 milhões de renminbi. Às 11h17, desta sexta, 1 yuan renminbi chinês valia 0,85 real, ou seja, ¥ 1 = R$ 0,85 (Fonte: FinanceBr).
Uma semana após aparecer um comprador interessado, a Copasa sai do campo da federalização e…
Até o dia 12 de setembro, a sede do Crea-MG terá um posto temporário de…
O Banco Master é um vespeiro. E representa riscos que extrapolam ambiente dos negócios do…
O Brasil se acostumou com os bonecos gigantes do Carnaval de Olinda (PE), que homenageiam…
No próximo dia 15 de setembro, ficará definido quem manda no PSD para as eleições…
Este 29 de agosto marca os 200 anos da assinatura do Tratado do Rio de…