Política

Além do queijo, café e cachaça, Minas lidera ainda cultivo de árvore

Minas Gerais possui a maior área cultivada de florestas plantadas do Brasil. Segundo um levantamento da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif), o estado tem mais de 2,3 milhões de hectares de florestas cultivadas, presentes em mais de 803 municípios. O estado é líder absoluto em produção agrícola de madeira legal, material renovável e de origem limpa. Essa matéria prima alimenta principalmente a produção de papel e celulose, painéis, pisos laminados, carvão vegetal, lápis, móveis, madeira tratada e serrada para construção civil.

De acordo com a presidente executiva da entidade, Adriana Maugeri, esse número expressivo evidencia a vocação histórica dos mineiros pelo cultivo de árvores. “Além da terra do queijo, do café e da cachaça, Minas é a casa das árvores. Somos mestres no cultivo e manejo florestal”, afirmou a dirigente.

Florestas plantadas

A maior cultura agrícola do estado apresenta a economia verde como um promissor cenário de desenvolvimento sustentável para os mineiros. Nesta quinta (3), a Amif realiza encontro estadual para discutir a importância da economia verde como vetor do desenvolvimento econômico mineiro com base sustentável e inclusiva. Irão participar membros do governo, investidores e da agroindústria.

Presente no cotidiano

A agroindústria florestal está presente no cotidiano das pessoas em todas as fases da vida. Sua matéria prima está nos papéis de higiene e limpeza, embalagens, fraldas, absorventes, cadernos, livros, lápis, essências alimentícias e produtos de limpeza. Até mesmo em tecidos que substituem os materiais de origem não renovável em sua composição.

De acordo com Adriana Maugeri, a agroindústria florestal também adota a conservação ambiental como pilar estratégico. O setor conserva mais de 1,3 milhão de hectares de vegetação nativa em Minas, mais do que a metade da área conservada pelo próprio Estado. “Sem dúvida, a agroindústria florestal é protagonista da economia verde como significativa mudança nos pilares do desenvolvimento econômico do estado. Presentes em mais de 90% dos municípios mineiros, as florestas plantadas contribuem para a inclusão social de pequenos e médios produtores em todas as regiões de Minas, além de ser destaque crescente na grande indústria”, apontou.

Economia verde em Minas

O conceito de economia verde prioriza soluções baseadas na natureza, como as florestas plantadas, que oferecem materiais de origem sustentável para a indústria. E mais, geram renda e oportunidades de trabalho, na mesma medida que entregam benefícios ambientais.

Orion Teixeira

Posts Relacionados

Veja as cidades mineiras mais afetadas pelo tarifaço de Trump

Belo Horizonte, Araxá, Contagem, Guaxupé, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Sete Lagoas e Varginha são os…

15 horas atrás

Planalto dentro do STF

A independência nas atividades entre os Três Poderes da República está clara na Constituição. "Art.…

2 dias atrás

Além de partido, Simões precisa mudar a narrativa

A possível troca do partido Novo pelo PSD do senador Rodrigo Pacheco, antecipada nesta coluna,…

2 dias atrás

Com nova lei, BH se torna a 6ª capital mais competitiva do país

No dia 12 de agosto, Belo Horizonte uniu-se aos outros 578 municípios mineiros onde a…

2 dias atrás

Dino e o risco de cangaço ideológico no STF

A bagunça brasileira turbinada. Desta vez, pelo ministro Fábio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).…

3 dias atrás

AMIG Brasil debate o Marco Regulatório Municipal da Mineração

A Associação Brasileira dos Municípios Mineradores abre, nesta quarta (20), o VI Encontro Nacional dos…

3 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!