Política

Comando das Polícias rejeita proposta de Zema de quebra da paridade

O governador Romeu Zema (Novo) ouviu, nessa quinta (10), a reprovação do Alto Comando da Polícia Militar, Civil e Bombeiros à sua proposta de quebra de paridade nas corporações. A resposta foi dada durante reunião na qual tentava ampliar as verbas indenizatórias, como auxílio-fardamento, alimentação e transporte, para pôr fim ao movimento por reposição salarial.

A concessão desses auxílios beneficiaria apenas os servidores da ativa, quebrando a paridade com aqueles que já reformaram. Para a corporação, mais grave do que baixo percentual de reposição salarial, é o tratamento diferenciado entre ativos e inativos.

Os servidores da segurança pública estão em greve branca e já realizaram três atos públicos para cobrar a reposição de 24%, concedida há três anos por Zema e não paga. Esse percentual é fruto de acordo, feito em 2019, de recomposição de 41% em três parcelas, das quais o governo pagou apenas a primeira de 13%.

Proposta unilateral e reprovada

Há 15 dias, o governador enviou, unilateralmente, à Assembleia Legislativa projeto de reposição de 10,06% para todo o funcionalismo público. Além dos policiais, outras categorias também reprovaram a proposta.

Após o encontro com os comandantes, Zema decidiu mudar a proposta e deverá apresentá-la na manhã desta sexta (11). O governo está convencido de que o novo esforço deverá encerrar as manifestações, que, na última quarta (9), extrapolaram os limites, com a explosão de bombas e contrariando até ordem judicial. Se insistir, por outro lado, em aumentar apenas os auxílios ampliará a crise nas forças de segurança.

Além disso, o governador deverá encaminhar, finalmente, à Assembleia a retirada do regime de urgência sobre projeto de sua autoria, referente à recuperação fiscal. Sem essa medida, a Assembleia não irá iniciar a leitura e tramitação do projeto de reposição salarial. O governo preciso agir rápido porque, a partir de 2 de abril, ficará impedido de conceder medidas dessa natureza por conta das eleições deste ano.

LEIA MAIS: Secretário de Zema pede que ato de policiais seja “ordeiro e o último”

Orion Teixeira

Posts Relacionados

Imprensa viu o tributo de Lula ao amigo. E só

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), na última sexta (26/04), até…

2 horas atrás

AGU tenta em vão melar o acordo da dívida de Minas

Órgão do governo federal, a Advocacia-Geral da União foi e é contra a prorrogação dos…

3 dias atrás

Pacote do Pacheco é inconsistente; calote

A alternativa do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para aliviar a dívida pública de Minas Gerais…

5 dias atrás

Fundação Renova passa por transição e muda comando em maio

A partir de 2 de maio, Camilo de Lelis Farace assume a presidência da Fundação…

5 dias atrás

Secretário da Fazenda é acusado de agredir a segurança jurídica

Diante da crise pela qual passa a Secretaria da Fazenda de Minas, a Febrafite manifestou…

5 dias atrás

Projeto de Pacheco reduz dívida de Minas de R$160 bi a R$ 40 bi

Após a decisão do ministro do STF, Nunes Marques, de conceder 90 dias dos 180…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!