Política

Por suas pautas, Comércio quer Frente Parlamentar na Câmara de BH

Na reabertura dos trabalhos legislativos, em fevereiro próximo, a Câmara de BH deverá criar a Frente Parlamentar do Comércio e Serviços para defender as demandas do setor. O assunto foi discutido pelo novo presidente da Câmara de BH, vereador Juliano Lopes (Podemos) e o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, no dia 3 último.

Dentre as sugestões de parceria mencionadas, está a elaboração em conjunto de leis que envolvem o setor comercial. Na perspectiva da CDL/BH, a associação de parlamentares pode favorecer o setor em diversos pontos, como a redução de burocracia, simplificação da carga tributária, entre outros. O dirigente demonstrou otimismo referente à nova mesa diretora da Câmara e a adesão à sugestão, em especial ao  desenvolvimento de políticas públicas voltadas à atividade.

“Com a nova gestão, comandada por Juliano Lopes, esperamos que possamos ter ainda mais abertura para discutir temas e pautas prioritárias do setor. Temos boas expectativas quanto aos novos diretores e acreditamos que tanto a criação da Frente Parlamentar quanto as propostas serão analisadas com cuidado e, possivelmente, aceitas”, pontuou Souza e Silva.

Ainda no encontro, foi entregue ao presidente do Legislativo um caderno com pautas que incentivam um ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo e ao setor. Esse mesmo material havia sido entregue a todos os candidatos à Prefeitura durante as eleições do ano passado. “Agora, levamos ao Legislativo municipal nossas sugestões e demandas prioritárias”, reforçou o presidente da CDL/BH.

Qualidade e desenvolvimento

O caderno de propostas entregue a Juliano Lopes contempla sugestões referentes à zeladoria urbana, segurança pública, mobilidade urbana, assuntos tributários, liberdade e desenvolvimento econômico e código de posturas.

“Todos esses temas são fundamentais para que o comércio, gerador de mais de 70% do PIB da cidade e empregador de mais de um milhão de pessoas, possa estar em constante crescimento. A qualidade da cidade e o desenvolvimento do comércio andam lado a lado. Por isso, é fundamental que a Câmara Municipal conheça as demandas do setor e seja um aliado para o desenvolvimento”, apontou Marcelo de Souza e Silva.

A revitalização do hipercentro de Belo Horizonte foi apontada como uma das prioridades pela CDL, servindo de modelo para outras áreas da cidade. A entidade mapeou cerca de 30 centros comerciais em BH com grande potencial de crescimento, como nas regiões do Barreiro, Venda Nova, Betânia e Castelo.

(*) com informações da Ascom da CMBH e CDL/BH

Orion Teixeira

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