Evento vai reunir especialistas para debater soluções contra o efeito estufa, arte Crea/MG
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), promove, nesta terça (22), o workshop “O papel das engenharias na transição para uma economia de baixo carbono”. O evento será realizado na sede da entidade, em BH, e será gratuito e aberto ao público. Diversos especialistas se reunirão para discutir estratégias e inovações para impulsionar a economia de baixo carbono e a redução de emissões de gases de efeito estufa no Brasil.
A redução da emissão de gases poluentes é uma demanda mundial urgente para desacelerar o processo de aquecimento global, e seu impacto nas mudanças climáticas. Terá como foco a recorrência de eventos extremos como verões mais quentes, períodos de secas e chuvas mais concentradas e intensas. Tudo isso, tem impulsionado a transição para uma economia de baixo carbono.
Durante o encontro, soluções integradas para a redução de emissões de carbono e da sustentabilidade na indústria, transporte, construção civil, energia e agronegócio.
O workshop é organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) “Economia de Baixo Carbono”, e vai apresentar novas perspectivas para o mercado de carbono brasileiro. Vai abordar a criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE) por meio do Projeto de Lei 182 de 2024, que está em análise no Senado.
A coordenadora do GT, engenheira mecânica Sírcia de Sousa, apontou que é necessário ampliar a discussão sobre esse mercado e o papel das engenharias na desaceleração das mudanças climáticas. Segundo ela, que também é conselheira da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica, a engenharia é essencial para o planejamento e implementação de estratégias de descarbonização. Além da verificação de gases de efeito estufa e criação de soluções baseadas na natureza para remoção de carbono. “Os engenheiros também desempenham um papel essencial na produção de normas que orientam e incentivam a população a ter atitudes menos agressivas ao meio ambiente, além de tornar atrativa a adesão da sociedade a um cotidiano de menor emissão de gases poluentes”, avaliou Sírcia.
As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/economiabaixocarbono , onde também está disponível a programação completa do evento, de 8h às 17h. A sede do Crea-MG fica na Avenida Álvares Cabral, 1.600/6º andar, no bairro Santo Agostinho (centro-sul de BH).
Lula ainda estava fora do país. Levou a pesquisa de desaprovação da Quaest e as…
Depois de repetir mais uma etapa da missão internacional do Partido dos Trabalhadores (PT), de…
Ante a indefinição e pouco desejo de seu pré-candidato a governador, o presidente Lula (PT)…
Com geadas ainda pouco impactantes (na média histórica) em áreas cafeeiras, o café vai bombando…
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) segue com plano de metas da…
A política do Governo Lula, marcada por instabilidade fiscal (destaque para novela do IOF e…