Política

Deputados estaduais defendem pena de morte para crime grave

Pelo menos dois deputados estaduais defenderam, nesta quinta (8), a adoção da pena de morte, do plenário da Assembleia Legislativa, para autores de crimes graves e reincidentes. Um deles, o deputado Bartô (Novo) fez a defesa ao relatar o caso de um idoso de 87 anos, com mal de Parkinson, que teria tido sua casa, em Montes Claros (Norte), invadida por um homem, que o teria espancado, estuprado e assassinado. “Ainda estamos à mercê de casos como esse. Por isso, venho aqui defender a pena de morte”, disse.

Idoso é morto e estuprado dentro de caso em Montes Claros

De acordo com o deputado, o autor do crime já havia feito o mesmo com outro idoso. “Faço um apelo às autoridades, para que não deem tratamento especial a esse animal, que não merece o respaldo do Estado”, afirmou.

Como ele, o deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania) aderiu à tese: “Em alguns casos, acho que tem que ter pena de morte, ou no mínimo, a prisão perpétua”. Em sua intervenção, o deputado João Leite (PSDB) defendeu que “assassinos como esse, que provavelmente teria distúrbios mentais, fossem colocados em manicômios”.

A legislação brasileira não admite a pena de morte. Um estudo realizado com 67 pesquisadores norte-americanos, especialistas na temática da pena de morte, e publicado pelo Jornal de Lei Criminal e Criminologia da Universidade de Northwestern, em Chicago, mostra que, para 88,2% deles, a pena de morte não tem qualquer impacto sobre os níveis de criminalidade. Para eles, não existem quaisquer dados ou estudos provando a relação entre a pena de morte e a diminuição da criminalidade.

Para especialistas, pena de morte não reduz a criminalidade

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • Isso é papel de doido. O cara deveria estar no hospital, internado. Pena de morte não é questão que deputados estaduais resolvam. Só piora as coisas. Onde tem prisão perpétua, o assassino mata quem puder, até ser preso. Onde tem pena de morte, ele mata quem puder até ser morto. Onde a pena é justa, ele mata quem julga que tem que matar e pronto.

    • Mauro faltou emendar: e no Brasil, ele mata quem puder até ser preso. Apartir de então ele cumpre uma pena teorica de uns 20 anos, que será convertida em 5 ou 6, vira pastor evangelico e fica em liberdade para matar de novo. Você apoia isto?

  • Espiritualmente, sou contra pena de morte. Ponto.
    Agora, se for um caminho a ser percorrido, SE E SOMENTE SE, crimes bárbaros como estupro, assassinato e correlatos forem equiparados com outros crimes bárbaros, como o desvio de verbas dos hospitais públicos, onde morrem crianças, jovens, adultos e idosos nas portas por falta de infraestrutura básica, como cidadão, aceito a implementação da pena de morte.
    Como sei que isso não vai acontecer pois, quem faz a lei é quem rouba, ficamos como está.

  • Isso que dá colocar ignorante como legislador, desconhece o básico. Os senhores deputados supracitados deveriam se inteirar acerca do tema cláusula pétrea.

  • Só bandido no Brasil que pode decretar pena de morte, eles matam, estupram,torturam etc. Mas a lei nao pode decretar isso para eles,fora que quando vao presos ainda aparece juristazinhos e pessoal dos direitos humanos para defende-los.VIVA O BRASIL

  • "Não existem quaisquer dados ou estudos..." Nunca vi bandido morto matar de novo ! Jornaleco de esquerda ridículo!

          • Não preciso estudar estatística para saber que o estuprador ou assassino depois de morto não faz mais vítimas ! E você, ignora que os PTralhas deixaram um rombo de R$ 3,5 tri bancando subsídios entre 2003 e 2016? Vc defendendo estes vagabundos, só tenho a dizer que, ou você é tb ou é burro para caralho ou se beneficia de alguma forma !

          • @disqus_RpPDMB8UIp:disqus, se tem vergonha de dizer onde (e o que) estudou, sem problema.

            A questão, meu caro, é que você está tirando do seu rabo a opinião de que a pena de morte é eficaz na redução da criminalidade. E vários especialistas de universidades renomadas, que estudam isso há décadas a partir de dados estatísticos, indicam que aparentemente não há essa correlação.

            O que você confunde é seu argumento tautológico ("bandido morto não mata pessoas") com a ideia de que não há correlação entre pena de morte e redução da criminalidade. São coisas tão distintas e ainda assim você parece incapaz de entender isso...

            Por fim, pessoalmente sou a favor da pena de morte, mesmo aceitando o fato de que provavelmente não reduz a criminalidade. Vejo primeiramente como uma questão de retribuição diante de certos crimes (e observadas certas condições processuais), e não como fator de prevenção.

    • Andre Domingos, por que esta insistencia de dizer que quem é contra leis duras ou até mesmo pena de morte é de esquerda? Stalin e Fidel castro (ditadores comunistas ) ou Bill Clinton e Baraka Obama ( esquerda americana) São todos a favor da pena de morte.

  • Duas perguntas:
    1) E para quem saqueia o país durante anos, como LULA, AÉCIO E MICHEL TEMER, qual seria a pena?
    2) E para quem, representando de forma legítima a (in)Justiça do Estado, se alinha a uma corrente política e organiza uma quadrilha dentro das instituições do Judiciário e Ministério Público para cometer uma série de crimes, conduzir seu grupo ao poder político e se valer disso para se tornar ministro da (in)Justiça e ainda ficar milionário com o esquema das empresas de fachada para desvio de recursos advindos de supostas palestras "beneficentes" e outras atividades de "docência", como SÉRGIO MÔRU, DELENHÓU e clã BOLSORRATO rachadinha, qual a condenação adequada?

  • Espiritualmente, sou contra pena de morte. Ponto.
    Agora, se for um caminho a ser percorrido, SE E SOMENTE SE, crimes bárbaros como estupro, assassinato e correlatos forem equiparados com outros crimes bárbaros, como o desvio de verbas dos hospitais públicos, onde morrem crianças, jovens, adultos e idosos nas portas por falta de infraestrutura básica, como cidadão, aceito a implementação da pena de morte.
    Como sei que isso não vai acontecer pois, quem faz a lei é quem rouba, ficamos como está.

Posts Relacionados

Abu Dhabi desiste do controle da Braskem

A petroleira Adnoc, estatal de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), desistiu de assumir…

1 dia atrás

Reposição salarial de Zema é a metade do Legislativo e Judiciário

O governador Romeu Zema (Novo) gerencia o estado como se o estado estivesse sob o…

5 dias atrás

Cummins mantém projeção de queda em 2024

A Cummins, Inc., de Columbus (Indiana, EUA), líder global em segmento de motores, encerrou o…

5 dias atrás

CSN avança para dobrar produção de cimento

O Grupo CSN Companhia Siderúrgica Nacional) avança nas tratativas para dobrar sua capacidade de produção…

5 dias atrás

Dia do Trabalho, empregos e impostos

Independente dos fatos, na última quadra do Século XX, que deram origem (ver adiante) ao…

6 dias atrás

Tramonte racha a direita e a iguala à esquerda em BH

O anúncio do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) de que está pré-candidato a prefeito de…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!