Outdoor da FIEMG enaltecendo a mineração em local de protestos contra a Vale causa indignação em Brumadinho - Crédito: Redes Sociais/WhatsApp
Moradores de Brumadinho foram surpreendidos na terça (02/08) com enorme outdoor instalado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), enaltecendo a atividade econômica da extração mineral. Ocorre que a federação fez isso exatamente no chamado “letreiro” (nome da cidade em letras de concreto) e afrontou a população. Pois, é exatamente onde parentes e amigos dos 270 mortos na tragédia da Mina do Córrego do Feijão fazem protestos contra a Vale S/A.
A tragédia foi em 25 de janeiro de 2019, no arraial do Córrego do Feijão, quando se rompimento de barragem de rejeito de minério da Vale.
Mas, diante da convocação de protesto contra a FIEMG, para as 10h30 desta quarta (03/08), ontem mesmo a publicidade foi retirada. De acordo com testemunhas, por volta das 23h. ALÉM DO FATO recebeu foto do instante da operação.
O local onde a FIEMG instalou o outdoor, na entrada da cidade, é palco das principais homenagens à memória dos mortos. Isso se repete todos os meses, sempre no dia 25. Além disso, é também ponto de protestos contra a morosidade da Justiça em apontar culpados e julgar. A postura da FIEMG, então, causou indignação geral entre familiares e amigos dos mortos.
“O minério de ferro tá na renda dos mineiros” (em maiúsculo), diz a mensagem da Federação. A população do município tem noção da importância do setor, pois, sempre dependeu e conviveu com mais de uma dezena de mineradoras extraindo minério de ferro.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Vale S.A. faz 80 anos de muito sucesso (e tragédias) – 31/05/2022
Brumadinho: MPF e Defensoria denunciam que Vale descumpriu acordo com indígenas atingidos e pedem retorno do auxílio
Ao pedir vistas no caso Antônio Palocci (PT-SP), o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribuna…
Os atos do novo prefeito de BH, Álvaro Damião (União), que foi empossado, nesta quinta…
A Cemig Distribuição S.A. fará captação de R$ 1,5 bilhão. Operação será via emissão de…
Parece que o combate à corrupção no Brasil ainda tem fôlego. A expectativa ressurge após…
A partir da próxima quinta-feira (3/3), quando será empossado prefeito de BH, oito dias após…
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), relança, em sua sede,…