Fiemg causa indignação aos parentes da tragédia da Vale

  • por | publicado: 03/08/2022 - 10:40 | atualizado: 15/08/2022 - 21:53

Outdoor da FIEMG enaltecendo a mineração em local de protestos contra a Vale causa indignação em Brumadinho - Crédito: Redes Sociais/WhatsApp

Moradores de Brumadinho foram surpreendidos na terça (02/08) com enorme outdoor instalado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), enaltecendo a atividade econômica da extração mineral. Ocorre que a federação fez isso exatamente no chamado “letreiro” (nome da cidade em letras de concreto) e afrontou a população. Pois, é exatamente onde parentes e amigos dos 270 mortos na tragédia da Mina do Córrego do Feijão fazem protestos contra a Vale S/A.

A tragédia foi em 25 de janeiro de 2019, no arraial do Córrego do Feijão, quando se rompimento de barragem de rejeito de minério da Vale.

FIEMG retira cartaz; convocação de protesto

Mas, diante da convocação de protesto contra a FIEMG, para as 10h30 desta quarta (03/08), ontem mesmo a publicidade foi retirada. De acordo com testemunhas, por volta das 23h. ALÉM DO FATO recebeu foto do instante da operação.

Publicidade retirada na noite de terça (02 08) – Foto: cedida por morador ao ALÉM DO FATO
Manhã desta terça (03/08) – Foto: cedida por morador ao ALÉM DO FATO
Área do “letreiro”, na entrada de Brumadinho, é ponto de protestos contra a Vale – Reprodução TV

O local onde a FIEMG instalou o outdoor, na entrada da cidade, é palco das principais homenagens à memória dos mortos. Isso se repete todos os meses, sempre no dia 25. Além disso, é também ponto de protestos contra a morosidade da Justiça em apontar culpados e julgar. A postura da FIEMG, então, causou indignação geral entre familiares e amigos dos mortos.

“O minério de ferro tá na renda dos mineiros” (em maiúsculo), diz a mensagem da Federação. A população do município tem noção da importância do setor, pois, sempre dependeu e conviveu com mais de uma dezena de mineradoras extraindo minério de ferro.

No “letreiro”, protestos contra Vale e Justiça – Crédito: Reprodução

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Vale S.A. faz 80 anos de muito sucesso (e tragédias) – 31/05/2022

Brumadinho: MPF e Defensoria denunciam que Vale descumpriu acordo com indígenas atingidos e pedem retorno do auxílio

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments