Bechir, Bouças, Lud Falcão, Marcelo Silva, Christiano e Arantes lançam a frente parlamentar, foto Alessandro Carvalho/SebraeMG
A melhoria do ambiente dos pequenos negócios, o desenvolvimento econômico e a revisão da carga tributária marcaram o lançamento da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo. O ato ocorreu na noite dessa terça (8), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. A deputada Ludimilla Falcão (PODE), mais conhecida como Lud Falcão, assumiu a presidência do grupo, que é integrado por 42 deputados e deputadas.
Lud Falcão garantiu que a iniciativa parlamentar terá como foco o impulso do desenvolvimento econômico e a redução da mortalidade das pequenas empresas. Levantamento do Sebrae, divulgado no início deste ano, mostrou que a maior taxa de mortalidade é verificada no comércio, onde 30,2% fecharam as portas em cinco anos. Na sequência, aparecem indústria de transformação (com 27,3%) e serviços (com 26,6%). As menores taxas de mortalidade estão na indústria extrativa (14,3%) e na agropecuária (18%).
Entre os fatores que contribuíram para o fechamento dos negócios, estão o pouco preparo pessoal, planejamento e gestão deficientes e problemas no ambiente, como a pandemia. Minas Gerais é o estado com a maior taxa de mortalidade (30%). O Distrito Federal, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentaram índice de 29%. Amazonas e Piauí foram os que apresentaram as menores taxas de mortalidade (22%), seguidos pelo Amapá, Maranhão e Rio de Janeiro (23%).
“Quando falamos nos setores de comércio e serviços, lembramos que são responsáveis pela maioria das empresas do país, que geram renda e empregos. Hoje, em cada 10 pessoas na faixa etária de 18 a 64 anos, três são empreendedoras. Minas Gerais também é referência no número de pequenos negócios e sabemos da importância dessa união para ajudar a todos que querem empreender”, pontuou Lud Falcão.
A deputada adiantou que presidir a frente será uma das ações mais significativas de seu mandato (2023/2026). Além dela, confirmaram apoio e presença no evento os deputados Antônio Carlos Arantes (PL), Leonídio Bouças (PSDB), Duarte Bechir (PSD) e Christiano Xavier (PSD).
A Frente contará também com o apoio de entidades e lideranças empresariais de todo o estado, entre elas o Sebrae Minas, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas. A ideia é formular políticas públicas e leis que contribuam para desburocratizar e desonerar os pequenos negócios.
O presidente do Sebrae Minas e da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, apontou que as ações propostas pela nova frente serão importantes para o surgimento de novos empreendimentos. “Mais de 99% da força econômica no Brasil é representada pelos pequenos negócios. Em Minas, temos mais de 2,3 milhões de empreendimentos, entre microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas (MPE), produtores rurais e artesãos. Cada um deles é uma centelha de criatividade, dedicação e inovação e representa boa parte da geração de empregos. No entanto, sabemos que o caminho do sucesso é árduo e repleto de desafios. A complexidade da legislação e as barreiras burocráticas sufocam a chama empreendedora. Por isso, é necessário um olhar especial dos parlamentares, em uma agenda conjunta, para alavancar o desenvolvimento desses negócios”, ressaltou.
Uma semana após aparecer um comprador interessado, a Copasa sai do campo da federalização e…
Até o dia 12 de setembro, a sede do Crea-MG terá um posto temporário de…
O Banco Master é um vespeiro. E representa riscos que extrapolam ambiente dos negócios do…
O Brasil se acostumou com os bonecos gigantes do Carnaval de Olinda (PE), que homenageiam…
No próximo dia 15 de setembro, ficará definido quem manda no PSD para as eleições…
Este 29 de agosto marca os 200 anos da assinatura do Tratado do Rio de…