O compositor e cantor Chico Buarque, que chegou aos 80, tem algo em comum com o poeta Drummond de Andrade - Crédito: Reprodução da TV
Nesta semana, os universos da música e da literatura comemoraram a chegada do carioca Francisco Buarque de Holanda, o Chico Buarque, aos 80 anos. Nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1944.
Entre as lidas pelos caminhos da cultura, o compositor esculpiu a marca de compositor e intérprete ímpar, além de brilhante escritor e dramaturgo. Cidadão de pensamento político moderno e influente.
Outro gigante na literatura brasileira, o itabirano Carlos Drummond de Andrade teve algo em comum com o compositor (ver adiante). Drummond (falecido) ainda é o maior poeta nacional. Também afiado (e refinado) nas abordagens da política, servidas com ironia em crônicas do cotidiano publicadas em jornais e, claro, nos livros.
Chico, filho de intelectuais, e Drummond, de fazendeiros, carregam algo em comum. A despeito da vasta obra literária, reconhecimento, prêmios e menções colecionados, os dois intelectuais não vestiram o fardão da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Em ato de protesto, Drummond recusou os convites para ingressar na ABL. Chico, se mantém fiel ao pai, o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, que estava no mesmo barco do poeta de Itabira (MG). Saiba mais: Drummond recusou; quiseram FHC, Merval, Gil, …
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Quase todo dia, um nome se assanha para ser candidato a governador ou a presidente,…
O 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), um dos maiores prêmios em Minas Gerais, está…
Sem partido e sem equipe, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil se lançou, na…
O técnico do futebol europeu mega campeão Carlo Ancelotti, do Real Madrid, chegará daqui a…
O Brasil continua pequeno, brasilzinho, no cenário internacional. Será que o Ministério das Relações Exteriores,…
Os deputados estaduais já admitem a possibilidade de autorizar a privatização de apenas uma das…