Política

Petistas acreditam que Lula vai recuperar seus direitos políticos até o final do ano

A direção do PT está apostando que antes do final do ano o ex-presidente Lula vai conseguir recuperar seus direitos políticos. Ele ficou inelegível depois de ter sido condenado em segunda instância pelo TRF 4, de Porto Alegre, após sua condenação em primeira instância pelo ex-juiz Sérgio Moro, por conta da Lei da Ficha Limpa.

A expectativa dos petistas é que a segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julgue ainda em novembro o habeas curpus impetrado pela defesa do ex-presidente, que pede a anulação de todos os processos abertos contra ele pela operação Lava Jato, sob a alegação de que o juiz das causas, Sérgio Moro, foi parcial.

A situação de Moro ficou mais delicada após as revelações feitas pelo site The Intercept Brasil. Na avaliação dos advogados de Lula, as mensagens trocadas pelo ex-juiz com procuradores da Lava Jato no aplicativo Telegram não deixam dúvidas de que o magistrado agiu para prejudicar o acusado (Lula).

O relator do caso do ex-presidente Lula na segunda turma do STF é o ministro Edson Fachin, que votou contra o pedido de habeas corpus, ou seja, contra a suspeição de Moro. Ele foi seguido pela ministra Carmem Lúcia. A sessão em que o assunto estava sendo discutido foi suspenda por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

Gilmar já disse que o assunto deve voltar a ser discutido em novembro e pelas críticas que tem feito publicamente ao ex-juiz Sérgio Moro, seu voto deve ser pela suspeição. O mesmo os petistas esperam do ministro Ricardo Levandowsk, outro crítico das posturas de Moro, bem como dos métodos usados pela Lava Jato.

A decisão ficaria, então, com o ministro Celso de Mello, o quinto integrande da segunda turma. Na comunidade jurídica a aposta é que, hoje, o decano do STF votaria também pela suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça Sérgio Moro.

Caso isso ocorra, não significa que o ex-presidente será inocentado. Com a anulação dos processos, entretanto, os casos voltam à estaca zero e Lula recupera seus direitos políticos, podendo, caso queira, ser candidato a presidente da República na eleição de 2002 (desde que não sofra outra condenação em segunda instância até lá).

Ricardo Campos

Ver Comentários

Posts Relacionados

Lula soltou seus “aloprados”; Itaú BBA

Lula ainda estava fora do país. Levou a pesquisa de desaprovação da Quaest e as…

2 dias atrás

Samba do IOF doido

Depois de repetir mais uma etapa da missão internacional do Partido dos Trabalhadores (PT), de…

5 dias atrás

“Temos um problema em Minas”, diz Lula sobre Pacheco

Ante a indefinição e pouco desejo de seu pré-candidato a governador, o presidente Lula (PT)…

5 dias atrás

Menos arábica, mais conilon

Com geadas ainda pouco impactantes (na média histórica) em áreas cafeeiras, o café vai bombando…

6 dias atrás

Sabesp mantém meta dos R$ 260 bi

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) segue com plano de metas da…

1 semana atrás

Alinhamento de Lula tirou contrato da Embraer

A política do Governo Lula, marcada por instabilidade fiscal (destaque para novela do IOF e…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!