Política

PM que ameaçou matar Zema será ‘expulso’ e pode se candidatar

Investigado pela Polícia Civil por ter ameaçado matar o governador Romeu Zema (Novo), o tenente-coronel reformado Domingos Sávio Mendonça deverá ser expulso da Polícia Militar. A expulsão se daria pela perda da carta-patente, ou seja, mantém a aposentadoria, mas sem direito ao porte de armas e carteira de policial.

Por outro lado, ao ser punido por brigar com o governador “em defesa da tropa”, o militar ganharia ainda mais o apoio de policiais, servidores da segurança e familiares, capaz até de elegê-lo vereador no ano que vem. Suas mensagens viralizam nas redes no meio da tropa. A PM tem cerca de 43 mil policiais na ativa; outros 20 mil reformados.

No dia 23 de agosto, ele postou o vídeo no qual fez a ameaça. Ele disse: “Tem que me matar, porque, se não me matar, eu mato o Romeu Zema. Eu mato o Romeu Zema porque há injustiça aí. (…) Porque eu estou lutando pelos operários da segurança pública”.

Após a repercussão do caso, ele voltou às redes sociais e se retratou. “Você vai matar o governador? Não, não vou não. Não vou, porque é isso que vocês querem. Vocês querem me ver tirando 30 anos de cana”, reparou.

Dois atos previstos para a mesma semana

Daí pra frente, tem postado vídeos diários. No último, desta sexta (6), Mendonça colocou em dúvida a atuação dos oito deputados ligados à segurança (cinco estaduais e três federais) e das 15 entidades associativas da policiais.

Por isso, passou a convocar, sozinho, uma grande manifestação de policiais, para o próximo dia 16, quando entidades e parlamentares estarão negociando a pauta sobre reposição de perdas de 28,68% e outros. O protesto está sendo chamado para acontecer diante da Cidade Administrativa (Norte de BH), sede do governo estadual.

A iniciativa dele pode dividir a mobilização de toda a categoria já que as entidades e os deputados também convocaram manifestação para três dias depois, no dia 19, caso o governo não apresente resposta satisfatória às reivindicações.

Sargento Rodrigues faz contraponto

De acordo com o deputado estadual Sargento Rodrigues (PTB), um dos líderes da categoria na Assembleia Legislativa, a data do dia 19 seria mais estratégica: “Primeiro, para avaliar o que será apresentado pelo governo; segundo, para dar tempo de deslocar os policiais do interior em caso do não atendimento da pauta”, argumentou.

Ainda nesta sexta, Rodrigues postou vídeo em sua página no Facebook, contestando as críticas Mendonça, como a que afirmou que os deputados teriam recebido 16,58% de reajuste. Segundo o deputado, somente coronéis e delegados receberam o percentual por conta do aumento do teto salarial no estado após o mesmo reajuste em nível federal. “Nossa pauta é a mesma dele. Temos que evitar a divisão, por isso negociamos em comissão. Não aceito mentiras; irei sempre rebatê-las”, adiantou Rodrigues.

O argumento de Mendonça para a convocação que fez para o mesmo dia da negociação se baseia na desconfiança de que o governo adiará mais uma vez a resposta. De acordo com ele, a pressão do lado de fora cobraria posicionamento imediato.

Denúncias contra oficiais da PM

Essa não é a primeira vez que Mendonça adota essa estratégia de atuação. Em maio passado, ele fez série de denúncias envolvendo oficiais da corporação, durante reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Foram acusações de corrupção, assédio sexual e perseguição contra subordinados. E mais, mordomias e privilégios, como uso indevido de viaturas, utilização indiscriminada de diárias e oferta de casas funcionais para altas patentes.

Ao final da reunião, a comissão reconheceu a gravidade das denúncias e aprovou apuração e série de requerimentos com pedidos de informações e de providências ao comando da PM.

Tenente-coronel aponta desvio de conduta na Polícia Militar

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • A PMMG É UMA INSTITUIÇÃO RESPEITÁVEL E NECESSÁRIA DENTRO DA OBTENÇÃO DA PAZ SOCIAL, ENTRETANTO AS AMARRAS DEVEM SER CORTADAS, MORDAÇAS DEVE SER ARRANCADAS, A TROPA ESTÁ INSATISFEITA, OS OFICIAIS ESTÃO AQUARTELADOS E NO AR CONDICIONADO, CORONEL NÃO SABE O QUE É ATENDER OCORRENCIA E NEM SOBRE A REALIDADE NAS RUAS, OS PMS NÃO MAIS CONSEGUEM ATENDER A IMENSA QUANTIDADE DE OCORRENCIAS, POIS ESTÃO COM OLHOS VOLTADOS EM AÇÕES SOCIAIS AO CONTRARIO DE TRABALHAREM NO ATENDIMENTO D OCORRENCIAS E PIOR, LOGO A SOCIEDADE SENTIRÁ QUE NÃO MAIS PRECISA DA INSTITUIÇÃO DE TIRADENTES POIS CONTRATARAM VIGIAS, INSTALARAM CAMERAS E ANDARÃO COM SEGURANÇAS PARTICULARES, É HORRÍVEL CHAMAR A POLÍCIA E SER INFORMADO PARA PROCURÁ-LOS , QUE É PARA IR NO UAI OU OUTROS LUGARES EM OUTRO DIA SÓ PARA O REGISTRO DE BO....NÃO É CULPA DO ZEMA, NÃO É CULPA DA PMMG , É CULPA DA PÉSSIMA GESTÃO DOS COMANDOS GERAIS QUE VISÃO APENAS POLÍTICA E ESQUECEM QUE SÃO POLÍCIA.

    • Ela é mais antiga do Brasil e referência para todoas as outras. Inclusive até pouco tempo formava policiais militares para muitos estados da nossa federação!!!

  • O pessoal não quer saber se já são os mais bem pagos do executivo.
    Se já aposentam mais cedo, com paridade e integralidade.
    Se são, juntamente com os professores, 76% dos servidores.
    Se as contas do estado estão em frangalhos.
    Se a economia está cambaleando e arrecadação não aumenta.
    Se o atual governante não tem culpa pouco importa.
    A turma quer mais e mais.

      • Respeito é bom e conserva os dentes já dizia o meu saudoso bisavô! A gloriosa e bicentenária é o nosso patrimônio dentro da patria mineira. Acorda comunista!!!

        • "...gloriosa e bicentenária..." pm que cheira cocaína, pm (major) que fuma crack junto c/ travesti em quarto de bordel na guaicurus e alega estar c/ depressão, pm que mata a esposa, pm que mata motorista de uber, pm que encosta o pinto em mulher no vagão do metro e na fila do caixa, pm que rouba pessoas durante abordagem e isso porque eles tem um salário muito baixo (soldado começa c/ R$ 4 mil).
          Em nenhum desses casos houve expulsão dos criminosos fardados e a pm diz que não compactua com essas atitudes, mas mantém os meliantes em seus quadros!!

  • Quem votar num idiota desse, com certeza é mais idiota que ele.
    Chega de botar na política "tiriricas, índios, travecos, analfabetos, corruptos e esses boçais".
    O Brasil precisa de gente competente, estudiosa e patriota.
    Chega de ganhar à força uma cadeira na política.
    O Brasil só muda se nós mudarmos!!!

  • Todos merecem ganhar bem, todavia,
    os servidores civis e militares precisam parar de olhar pro próprio umbigo e entender a situação econômica do Brasil e principalmente de Minas Gerais. Não é possível que não tenham sensibilidade e desestabilizem o bem estar da sociedade com estas manifestações covardes e fora de hora.
    Os governos anteriores deram aumentos insustentáveis e agora o atual, não obstante perdido, não tem o que fazer. O dispêndio com servidores públicos, principalmente os militares, o MP e o judiciário é um tapa na cara dos mineiros.

    • Corta os militares. Os militares não integram à Casta Maldita que é composta pelo: Poder Judiciário, Legislativo, MP, TCE, AGE, Cemig, Codemig, Copasa e BDMG. Os militares amargam 05 anos de de arrocho salarial enquanto a Casta Maldita teve seus salários reajustados, ano a ano. Acorda camarada. O câncer do estado é a Casta Maldita! Muito ganham e nada fazem.

      • Estou a postos, coronel. Quer comparar os privilégios, sob todos os aspectos, inclusive salarial, com os demais mortais? E sem essa que não têm FGTS, etc.etc.etc. Os militares merecem? Claro que sim, ainda mais a PM de Minas, de longe a melhor do Brasil, mas o Estado não aguenta, ponto.

        • Os militares, aliás todas as classes, devem sim olhar e lutar por seus Direitos. Vc devia calar a boca e cuidar da sua vidinha medíocre, ao invés de se preocupar com os outros!!!

          • Típico de mentecapto boi tangido, não se sente bem com ideias divergentes. Obviamente não sabe, mas AINDA estamos numa democracia. Lembre-se e reflita (se puder), torturas, queima de bruxas, perseguições a quem diverge, regime de força são coisas do passado.
            Cale-se você e pare com essa verborragia tola e improdutiva.

          • Deixa se ser retardado,quem paga o salário de funcionário público e a população no geral, MG está quebrado não tem o mínimo de sensibilidade..

    • O dia que todos os integrantes do legislativo, Judiciário e MP abrirem mão de reajustes em nome do equilíbrio fiscal, que Secretários se satisfazerem com um salário que é idêntico a de um Coronel no fim da carreira, sem perceber jetons, aí sim eu vou aceitar esses argumentos, inclusive a imprensa cobrando deles também esse pacto pelo equilíbrio fiscal. Fora isso, chega de só o Executivo, excluindo o MP que é do Executivo, sacrificar. Isso sim é balela.

  • Torço mto pelo soldado Mendonça. Isso mesmo: com ódio, ameaças e violência vc arrebatará uma legião de seguidores. É o "brado retumbante do Ipiranga" que ecoa até hj pela colônia.

  • "...A expulsão mantém a aposentadoria, mas sem direito ao porte de armas e carteira de policial..."

    Tão de sacanagem c/ os mineiros!
    Não é a toa que o estado está todo fudido.

    • Ele já está aposentado faz tempo, por isso ela é mantida. Se estivesse na ativa, perderia tudo, pois não é como em outros poderes em que a punição máxima é aposentadoria compulsória. Vc não sabia disso ou é desonesto mesmo?

  • No ano que vem as perdas inflacionárias vão chegar a quase 34%, o estado não respeita a CF infelizmente a corrupção começa pela própria ingerência dos políticos a frete do Estado, 34% a menos no salário do brasileiro causa um impacto gigantesco e isso acontece só no salário de servidor da base que carrega o estado já judiciário, legislativo e todo secretariado e altas parentes tem todo tipo de previlegios e o resto que se lasque. E frustrante nem poder receber o salário em dia e ainda por cima ganhar 34 % a menos do que ganhava. Essa do estado quebrado e balela porque Minas é o segundo estado que mais arrecada impostos e que também tem a carga tributária mais pesada do Brasil. O salário do servidor da base se comparar com de outros estados para a mesma função é bem melhor e o estado se esforça para fazer um plano de carreira bom já em Minas se você não for político, juiz ou demais servidores do judiciário e secretários e todo tipo de encosto que político coloca dentro da máquina pública após ganha eleição você se fode todo e tem sobrecarregada de trabalho e ganhando quase 34% menos.

    • Na minha cidade só vejo soldado, cabo e sargento atendendo ocorrências e correndo atrás de bandidos, oficial só vejo em entrevistas e recebimento de medalhas.

      • Meu caro, em qualquer empresa, seja pública ou privada, há o nível de execução e gerência. Não é papel de Oficial atender ocorrência de forma rotineira mesmo não. Oficial na rua é para apoiar, orientar e supervisionar as estratégias emanadas do comando. Deixa sua visão míope de lado, ou vc já viu engenheiro virar massa? Ou médico esterilizar bisturi? Para isso existe o pedreiro e o enfermeiro respectivamente e segue relação.
        Pelo jeito vc não sabe nada da estrutura militar e a função de cada um mesmo.

        • Como cidadao nao sou obrigado a saber disso, valorizo quem vejo me protegendo, parabens ao militares que dao seu suor na rua... esses sim merece respeito da sociedade, o resto, que estao no ar condicionados, sao burocratas...

          • E pra mim atividade fim de um policial ė a rua, assim como a do medico ė a cirurgia e do engenheiro o desenho do edificio...

Posts Relacionados

Reposição salarial de Zema é a metade do Legislativo e Judiciário

O governador Romeu Zema (Novo) gerencia o estado como se o estado estivesse sob o…

7 horas atrás

Cummins mantém projeção de queda em 2024

A Cummins, Inc., de Columbus (Indiana, EUA), líder global em segmento de motores, encerrou o…

9 horas atrás

CSN avança para dobrar produção de cimento

O Grupo CSN Companhia Siderúrgica Nacional) avança nas tratativas para dobrar sua capacidade de produção…

12 horas atrás

Dia do Trabalho, empregos e impostos

Independente dos fatos, na última quadra do Século XX, que deram origem (ver adiante) ao…

1 dia atrás

Tramonte racha a direita e a iguala à esquerda em BH

O anúncio do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) de que está pré-candidato a prefeito de…

3 dias atrás

Imprensa viu o tributo de Lula ao amigo. E só

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), na última sexta (26/04), até…

3 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!