Política

Prefeituras mineiras fecham as portas por um dia contra crise

Em vídeo a todos os prefeitos mineiros, o presidente da Associação Mineira de Municípios(AMM), Marcus Vinicius, convocou paralisação para a quarta (30) de todas as prefeituras. Também prefeito de Coronel Fabriciano (Leste), ele orientou ainda a elaboração de decreto com ponto facultativo, mas sem interromper os serviços essenciais.

Na mensagem, recomendou, durante o protesto, que os prefeitos divulgassem e fizessem postagens oficiais sobre as razões da paralisação. Além do protesto, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) está preparando mobilização municipalista nacional em Brasília, no próximo mês. A proposta é um ato presencial de pressão e alerta no Congresso Nacional.

Adesão em 16 estados

Pelo menos prefeituras de 16 Estados aderiram ao protesto dessa quarta-feira. Por quê? O presidente da AMM afirmou que os municípios vivem crise estrutural e de governabilidade. Segundo Marcos Vinicius, as contas não fecham e os prefeitos precisam escolher entre pagar o salário dos servidores ou manter em dia os serviços públicos.

De acordo com estudo da CNM, hoje, 51% dos municípios brasileiros estão no vermelho. Em Minas, são 309, ou 42% deles. No mesmo período do ano passado, apenas 7% registraram déficit. O documento ainda critica que, a cada dia, Brasília cria novas atribuições sem a fonte para o custeio.

Documento da CNM aponta razões e soluções para a crise, site CNM

Queda no FPM

O motivo principal para a situação foi a queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de receita de quase 70% das prefeituras do país. Neste ano, a arrecadação está caindo. No dia 10 de julho deste ano, houve queda brusca de 34,49% no repasse. Em agosto, foi de 23,56%.

Contra a crise, os prefeitos reivindicam a aprovação da proposta que aumenta o FPM em 1,5% (PEC 25/2022); a redução da alíquota patronal do INSS para 8%. E mais, entre outras medidas para as quais pedem urgência, a recomposição do ICMS (PLP 94/2023).

Orion Teixeira

Posts Relacionados

Gripe política de Damião

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), se fez ausente no desfile da…

2 dias atrás

Vem do Norte de Minas o voto que condenou golpistas

Com o voto da ministra mineira, de Montes Claros (Norte de Minas), Carmen Lúcia, o…

3 dias atrás

Direção nacional do PT enquadra o PT mineiro

Um dia após a oitava visita do presidente Lula a Minas, em BH, o presidente…

3 dias atrás

Fux recusou o voto político

O ministro Luiz Fux, por diversas vezes, aparece como ponto fora da curva no blocão…

4 dias atrás

Veja por que Minas tem identidade e vocação cooperativista

Minas lidera o país em número de cooperativas. Hoje, são 800, com crescimento de 21,7%…

4 dias atrás

Segue o baile dos generais; day after ao juízo do STF

O Clube Militar, do Rio de Janeiro, principal reduto no país dos generais de pijama (reserva) do…

6 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!