Larissa Amaral discursa durante posse na sede da Associação em cerimônia prestigiada, foto Joice Brito/AMMP
Pela primeira vez em 68 anos de história, a Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) será presidida por uma mulher, a promotora de Justiça, Larissa Rodrigues Amaral. A posse da nova diretoria ao próximo biênio (2022/2024) foi realizada nessa quinta (3) na sede da Associação, em Belo Horizonte. Em seu discurso, reconheceu, com orgulho, esse desafio, que, junto de outras quatro promotoras – o maior número de mulheres na gestão- prometeu continuar abrindo trilhas a outras.
Por essa razão, talvez, repetiu sete vezes a palavra ‘coragem’ na frequência do que já disse o escritor Guimarães Rosa: “o que vida pede da gente é coragem”. Descreveu: “Coragem para não desviar dos valores éticos e íntegros; coragem para aplacar nossos medos e desejos, a libertar a nós mesmos desses medes e desejos”. E mais, coragem para assumir riscos e defender o que é certo e o que é justo. “Coragem para desapegar e ficar livres das correntes inconscientes… e coragem para enxergar que somos apenas passageiros nessa viagem da vida”.
Reafirmou o compromisso com a autonomia funcional, financeira e administrativa do Ministério Público. “A moldura de permanência e independência do Ministério Público são fundamentais para que as funções institucionais constitucionalmente previstas possam ser cumpridas livres de qualquer tipo de ingerência”, advertiu.
De acordo com Larissa Amaral, a instituição vem sendo sofrendo diversos ataques e campanhas de enfraquecimento em desfavor da sociedade e da cidadania. “Ademais, em decorrência da alta velocidade da propagação de informações por meio dos novos meios de comunicação social, percebe-se a intolerância com o diferente, discussões ideológicas, verdades inabaláveis e radicalismo que em nada contribuem com a democracia”, pontuou.
LEIA MAIS: Com PEC da Vingança, Câmara põe Ministério Público no corredor da morte
O Brasil se acostumou com os bonecos gigantes do Carnaval de Olinda (PE), que homenageiam…
No próximo dia 15 de setembro, ficará definido quem manda no PSD para as eleições…
Este 29 de agosto marca os 200 anos da assinatura do Tratado do Rio de…
Após as declarações desconectadas da realidade e até do bom senso, o governador Zema (Novo)…
A holding Energisa S.A., dos segmentos de distribuição e geração, captará R$ 3,910 bilhões para recompra (aquisição…
Em encontro inédito, nessa quarta (27), em BH, o superintendente regional do Trabalho, Carlos Calazans,…