O vice-presidente do TCEMG, conselheiro Agostinho Patrus, foto Ascom TCEMG
Em um despacho do conselheiro Agostinho Patrus, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o presidente da Copasa foi intimado a esclarecer o monitoramento que fez de autoridades. A medida integrou contratação de consultoria especializada para agilizar a privatização da estatal mineira.
A representação foi feita ao Tribunal por 19 deputados estaduais apontando que todos os membros do TCE, além de parlamentares, representantes do Judiciário e da imprensa foram espionados na vida pessoal e atuação profissional.
A partir dessas alegações, Agostinho Patrus determinou, na segunda-feira (24/11), a intimação do presidente da Copasa, Fernando Passalio, para que apresente informações e documentos no prazo de 72 horas.
Os 18 parlamentares mineiros questionam possíveis atos e omissões do Governo do Estado no processo de desestatização da Copasa e a contratação da consultoria Ernst & Young Assessoria Empresarial Ltda. (EY).
Na Representação, os parlamentares afirmam que o processo de privatização estaria sendo conduzido de forma “acelerada e pouco transparente”, sem estudos robustos que comprovem vantagem econômica para o Estado e com risco ao patrimônio público. Também apontam possível conflito de interesses entre agentes públicos e privados, com movimentação entre cargos-chave do governo, direção da Copasa e grupos interessados na aquisição.
Eles afirmam ainda que o Contrato nº 5865/2024, firmado com a Ernst & Young Assessoria Empresarial Ltda. (EY) – Projeto Bolt, teria extrapolado a esfera técnica, influenciando decisões e estratégias internas da Companhia, o que levantaria dúvidas sobre independência, finalidade pública e possíveis atos de improbidade administrativa.
A prisão preventiva e, sequencialmente, definitiva do chefe do bolsonarismo deverá rachar a direita raiz,…
Após a palavra dada pelo presidente Lula de que não irá indicá-lo a ministro do…
O Banco Master é um bodão, dos bem fedorentos. Se houvesse seriedade política no país…
Por mais que a Assembleia se esforce para conhecer e dar soluções, a situação financeira…
A MRS Logística reformará o Estatuto Social, incluindo extensões às operações em logística. Aliás, um dos…
Em encontro recente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi direto a…