Ulysses exibe a Carta Magna, que, hoje, vive riscos, foto Arquivo Agência Brasil
A histórica frase foi dita pelo então presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, quando promulgou a Carta Magna, em 88. Vídeo com a célebre manifestação está circulando pelas redes sociais no momento que grupos de extrema direita atentam contra a democracia. Aliados do governo Bolsonaro estão convocando ato público para o dia 15 de março pelo qual pedem até o fechamento do Congresso.
“Conhecemos o caminho maldito. Rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar os patriotas para a cadeia, o exílio e o cemitério”, completou Ulysses Guimarães.
No histórico discurso, ele reconheceu que o texto constitucional não era perfeito, razão pela qual era e ainda é possível a atualização ou revisão por emendas. Hoje, são mais de 100 emendas constitucionais; a última foi a que reformou a Previdência oficial.
Durante toda essa quarta-feira (26), parlamentares bolsonaristas estimularam a mobilização contra o Congresso Nacional. A oposição criticou duramente. O presidente do STF, Dias Toffoli, reprovou as manifestações contrárias à democracia e à Constituição.
O presidente Bolsonaro recuou de incentivar a manifestação depois da repercussão negativa pelo fato de ter compartilhado vídeo sobre o evento. Auxiliares têm defendido que Bolsonaro entre em contato com os presidentes do Congresso e do STF para esclarecer o episódio.
A manifestação do dia 15 é resultado da fala do ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, que chamou o Legislativo de “chantagista” na semana passada.
Apesar do posicionamento mais comedido do presidente, seu filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) escreveu em rede social: “Se houvesse uma bomba H no Congresso você realmente acha que o povo choraria?”
Pelas redes sociais e por WhatsApp, apoiadores de Bolsonaro têm postado imagens de ataque ao Congresso. O general da reserva Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo, criticou a mobilização dos apoiadores do presidente. E a classificou como “irresponsável” o uso de imagens de Heleno e do vice-presidente, general Hamilton Mourão e do secretário de Segurança de Minas, general Mario Araujo.
Líderes políticos como os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso, além de congressistas, criticam a iniciativa do presidente de divulgar a convocação para o ato.
Secretário de Zema desautoriza uso de sua imagem para ato anti-Congresso
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é presidido pelo ministro Luiz Edson Fachin, também presidente…
Quando surgiam sinais de diálogo na guerra entre os presidentes Lula e Davi Alcolumbre (Senado)…
Os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 24 horas,…
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), não surpreendeu. Impôs sigilo máximo e…
Pode ser um bom negócio para quem vive disso, mas um estado, ainda que se…
No saldo dos escândalos políticos e financeiros, novembro criou mais um calcanhar de aquiles para…
Ver Comentários
kkkkkkkkkkkkkkkk, Cara você é hilário. Que viagem!
Meu sonho , fechar o congresso , as Assembleias , câmaras e cancelar meu titulo . NÃO AO VOTO OBRIGATÓRIO ! chega de roubo , chega de ladrões , fora OAB !
Não esqueça o STF também.
O collor até tentou, ai você viu no que deu né!
de mal a pior esse desgoverno!!
Traidores da pátria é este congresso ordinário, judiciário covarde e essa turma de malandros de 88, que criou o ambiente perfeito para exercerem sua malandragem.
Traidor é quem aceita ser governado e chantageado pelos deputados e senadores bandidos.
Ta certo tem que fechar mesmo, covil de ladrões
Tem repórter que se presta a um papel deste ainda, todo mundo sabe do que o Bolsonaro esta falando menos o repórter da matéria acima
vai ter sim manifestação, contra esses corruptos que querem tomar as rédeas do executivo.
No Brasil NUNCA houve o poder constituinte originario, emanado diretamente do povo. TODAS as Constituições foram fruto do conchavo das elites e esse Ulisses Guimarães foi contra a constituinte desde o inicio mas depois aderiu na marra. Embusteiro. Hoje temos um congresso nacional de canalhas e um supremo tribunal de patifes. Por outro lado os militares frouxos e antipatrioticos não fazem o que tem que ser feito: ordem, educação e pena de morte ate higienizar a sociedade para somente depois pensar nessa balela de democracia.
Se o Judiciario e o legislativo estiverem tomados por bandidos, corruptos, oportunistas, interesseiros ou incompetentes, é licito sim combater esta pseudo democracia. Os bandidos engravatados e de toga se escondem entrincheirados na nossa ingenua e pura democracia e em suas instituições democráticas. Esta revisão do entendimento da prisão após 2a instancia (Em menos de 3 anos) apenas para soltar um criminoso importante e poderoso não é motivo suficiente para mostrar de que lado está o judiciário brasileiro?