Ulysses exibe a Carta Magna, que, hoje, vive riscos, foto Arquivo Agência Brasil
A histórica frase foi dita pelo então presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, quando promulgou a Carta Magna, em 88. Vídeo com a célebre manifestação está circulando pelas redes sociais no momento que grupos de extrema direita atentam contra a democracia. Aliados do governo Bolsonaro estão convocando ato público para o dia 15 de março pelo qual pedem até o fechamento do Congresso.
“Conhecemos o caminho maldito. Rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar os patriotas para a cadeia, o exílio e o cemitério”, completou Ulysses Guimarães.
No histórico discurso, ele reconheceu que o texto constitucional não era perfeito, razão pela qual era e ainda é possível a atualização ou revisão por emendas. Hoje, são mais de 100 emendas constitucionais; a última foi a que reformou a Previdência oficial.
Durante toda essa quarta-feira (26), parlamentares bolsonaristas estimularam a mobilização contra o Congresso Nacional. A oposição criticou duramente. O presidente do STF, Dias Toffoli, reprovou as manifestações contrárias à democracia e à Constituição.
O presidente Bolsonaro recuou de incentivar a manifestação depois da repercussão negativa pelo fato de ter compartilhado vídeo sobre o evento. Auxiliares têm defendido que Bolsonaro entre em contato com os presidentes do Congresso e do STF para esclarecer o episódio.
A manifestação do dia 15 é resultado da fala do ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, que chamou o Legislativo de “chantagista” na semana passada.
Apesar do posicionamento mais comedido do presidente, seu filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) escreveu em rede social: “Se houvesse uma bomba H no Congresso você realmente acha que o povo choraria?”
Pelas redes sociais e por WhatsApp, apoiadores de Bolsonaro têm postado imagens de ataque ao Congresso. O general da reserva Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo, criticou a mobilização dos apoiadores do presidente. E a classificou como “irresponsável” o uso de imagens de Heleno e do vice-presidente, general Hamilton Mourão e do secretário de Segurança de Minas, general Mario Araujo.
Líderes políticos como os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso, além de congressistas, criticam a iniciativa do presidente de divulgar a convocação para o ato.
Secretário de Zema desautoriza uso de sua imagem para ato anti-Congresso
A Cemig Distribuição S.A. fará captação de R$ 1,5 bilhão. Operação será via emissão de…
Parece que o combate à corrupção no Brasil ainda tem fôlego. A expectativa ressurge após…
A partir da próxima quinta-feira (3/3), quando será empossado prefeito de BH, oito dias após…
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), relança, em sua sede,…
A carteira de clientes brasileiros potencializa a meta da Wabtec Corporation, líder global em locomotivas…
O laboratório dinamarquês Novo Nordisk, com planta em Montes Claros (MG), desenvolverá e comercializará medicamento…
Ver Comentários
kkkkkkkkkkkkkkkk, Cara você é hilário. Que viagem!
Meu sonho , fechar o congresso , as Assembleias , câmaras e cancelar meu titulo . NÃO AO VOTO OBRIGATÓRIO ! chega de roubo , chega de ladrões , fora OAB !
Não esqueça o STF também.
O collor até tentou, ai você viu no que deu né!
de mal a pior esse desgoverno!!
Traidores da pátria é este congresso ordinário, judiciário covarde e essa turma de malandros de 88, que criou o ambiente perfeito para exercerem sua malandragem.
Traidor é quem aceita ser governado e chantageado pelos deputados e senadores bandidos.
Ta certo tem que fechar mesmo, covil de ladrões
Tem repórter que se presta a um papel deste ainda, todo mundo sabe do que o Bolsonaro esta falando menos o repórter da matéria acima
vai ter sim manifestação, contra esses corruptos que querem tomar as rédeas do executivo.
No Brasil NUNCA houve o poder constituinte originario, emanado diretamente do povo. TODAS as Constituições foram fruto do conchavo das elites e esse Ulisses Guimarães foi contra a constituinte desde o inicio mas depois aderiu na marra. Embusteiro. Hoje temos um congresso nacional de canalhas e um supremo tribunal de patifes. Por outro lado os militares frouxos e antipatrioticos não fazem o que tem que ser feito: ordem, educação e pena de morte ate higienizar a sociedade para somente depois pensar nessa balela de democracia.
Se o Judiciario e o legislativo estiverem tomados por bandidos, corruptos, oportunistas, interesseiros ou incompetentes, é licito sim combater esta pseudo democracia. Os bandidos engravatados e de toga se escondem entrincheirados na nossa ingenua e pura democracia e em suas instituições democráticas. Esta revisão do entendimento da prisão após 2a instancia (Em menos de 3 anos) apenas para soltar um criminoso importante e poderoso não é motivo suficiente para mostrar de que lado está o judiciário brasileiro?