“Traidor da Constituição é traidor da Pátria”, advertiu Ulysses Guimarães “Traidor da Constituição é traidor da Pátria”, advertiu Ulysses Guimarães

“Traidor da Constituição é traidor da Pátria”, advertiu Ulysses Guimarães

Ulysses exibe a Carta Magna, que, hoje, vive riscos, foto Arquivo Agência Brasil

A histórica frase foi dita pelo então presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, quando promulgou a Carta Magna, em 88. Vídeo com a célebre manifestação está circulando pelas redes sociais no momento que grupos de extrema direita atentam contra a democracia. Aliados do governo Bolsonaro estão convocando ato público para o dia 15 de março pelo qual pedem até o fechamento do Congresso.

Conhecemos o caminho maldito. Rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar os patriotas para a cadeia, o exílio e o cemitério”, completou Ulysses Guimarães.

No histórico discurso, ele reconheceu que o texto constitucional não era perfeito, razão pela qual era e ainda é possível a atualização ou revisão por emendas. Hoje, são mais de 100 emendas constitucionais; a última foi a que reformou a Previdência oficial.

Bolsonaro recua de incentivos à manifestação

Durante toda essa quarta-feira (26), parlamentares bolsonaristas estimularam a mobilização contra o Congresso Nacional. A oposição criticou duramente. O presidente do STF, Dias Toffoli, reprovou as manifestações contrárias à democracia e à Constituição.

O presidente Bolsonaro recuou de incentivar a manifestação depois da repercussão negativa pelo fato de ter compartilhado vídeo sobre o evento. Auxiliares têm defendido que Bolsonaro entre em contato com os presidentes do Congresso e do STF para esclarecer o episódio.

A manifestação do dia 15 é resultado da fala do ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, que chamou o Legislativo de “chantagista” na semana passada.

Apesar do posicionamento mais comedido do presidente, seu filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) escreveu em rede social: “Se houvesse uma bomba H no Congresso você realmente acha que o povo choraria?”

Ex-ministro chama de “irresponsável”

Pelas redes sociais e por WhatsApp, apoiadores de Bolsonaro têm postado imagens de ataque ao Congresso. O general da reserva Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo, criticou a mobilização dos apoiadores do presidente. E a classificou como “irresponsável” o uso de imagens de Heleno e do vice-presidente, general Hamilton Mourão e do secretário de Segurança de Minas, general Mario Araujo.

Líderes políticos como os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso, além de congressistas, criticam a iniciativa do presidente de divulgar a convocação para o ato.

Secretário de Zema desautoriza uso de sua imagem para ato anti-Congresso

Ouça aqui o discurso histórico do presidente da Constituinte

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
23 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marco Túlio Paes

kkkkkkkkkkkkkkkk, Cara você é hilário. Que viagem!

ThrashMetal

Meu sonho , fechar o congresso , as Assembleias , câmaras e cancelar meu titulo . NÃO AO VOTO OBRIGATÓRIO ! chega de roubo , chega de ladrões , fora OAB !

Alex Mota

Não esqueça o STF também.

DIGOTOG

O collor até tentou, ai você viu no que deu né!

iltamar Alves

de mal a pior esse desgoverno!!

Sem mimi

Traidores da pátria é este congresso ordinário, judiciário covarde e essa turma de malandros de 88, que criou o ambiente perfeito para exercerem sua malandragem.

Luiz L Pena

Ta certo tem que fechar mesmo, covil de ladrões

vinicius silva

Tem repórter que se presta a um papel deste ainda, todo mundo sabe do que o Bolsonaro esta falando menos o repórter da matéria acima

Luiz L Pena

vai ter sim manifestação, contra esses corruptos que querem tomar as rédeas do executivo.

Advogados Brasil

No Brasil NUNCA houve o poder constituinte originario, emanado diretamente do povo. TODAS as Constituições foram fruto do conchavo das elites e esse Ulisses Guimarães foi contra a constituinte desde o inicio mas depois aderiu na marra. Embusteiro. Hoje temos um congresso nacional de canalhas e um supremo tribunal de patifes. Por outro lado os militares frouxos e antipatrioticos não fazem o que tem que ser feito: ordem, educação e pena de morte ate higienizar a sociedade para somente depois pensar nessa balela de democracia.

Gilney

Se o Judiciario e o legislativo estiverem tomados por bandidos, corruptos, oportunistas, interesseiros ou incompetentes, é licito sim combater esta pseudo democracia. Os bandidos engravatados e de toga se escondem entrincheirados na nossa ingenua e pura democracia e em suas instituições democráticas. Esta revisão do entendimento da prisão após 2a instancia (Em menos de 3 anos) apenas para soltar um criminoso importante e poderoso não é motivo suficiente para mostrar de que lado está o judiciário brasileiro?

Elson Gomes

Que que Ulisses fez para o Brasil. Colocou Sarney na Presidencia. Era para ele assumir o Governo com a morte do Tancredo e deu para trás. Frases de Ulisses e de Lula é a mesma merda.

Luiz Eduardo Rodrigues de Frei

O Brasil é do “sistema presidencialismo”, Maia e Aucolumbre estão fazendo no país o “sistema parlamentarismo”, não votamos neles para mandarem no país.
Dia 15/03/2020 nas ruas contra estes safados e mau carater do STF.

DIGOTOG

Quando li o titulo, acreditei que se tratava do Alexandre Garcia!

Marcelo

Traidores da pátria são os jornalistas da imprensa canalha que vivem doidinhos pra voltar às vacas gordas. Voltar às propinas que o PT espalhava na “classe” pra eles se fingirem de cegos e não publicarem matérias mostrando os desmandos e roubos da esquerda. Essa corja, sim, é desprezível.

Rogério de Araújo Barbosa

Pois é Dr. Ulisses, não é por nada que vc morreu e até hoje não acharam seu cadáver…..

Cristiano Profeta

TRAIDOR DA CONSTITUIÇAO É O PT E SUA CORJA QUE VOTARAM CONTRA A CONSTITUIÇAO DE 1988, E SE RECUSARAM A ASSINAR

edson nelson

Traidor é quem aceita ser governado e chantageado pelos deputados e senadores bandidos.

ronald gomes

Continuem com essa constituição e verão onde vamos parar.

Marcos Lissandro Barros

“** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.” então porque publicar esta porcaria?

mauro

Esse senhor é um dos mais rasteiros e safados que o Brasil já conheceu. Como pôde falar de traição?

alisson mateus machado

E congresso votar uma PEC que tira do Executivo o poder de executar a LOA (orçamento) isso não é rasgar a Constituição???

Vilmar Junior

Quem é contra o modelo de governo que aí está… O que sugere em termos democráticos para substituí-lo?