Política

Zema concede cidadania honorária de Minas à ministra Damares

Depois de criticar abusos em homenagens e medalhas, em 15 de fevereiro passado, o governador Romeu Zema (Novo) resolveu aderir à prática. Ele já concedeu Medalha da Inconfidência e o título de cidadania honorária de Minas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). Junto com ele, o vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro da Justiça, Sérgio Moro se tornarão ‘cidadãos mineiros’. Zema já homenageou até a si mesmo com a Medalha JK, no dia 12 de setembro passado, comenda que havia prometido extinguir.

Na edição do diário oficial desse sábado (3), Zema assina outro decreto para nova homenagem. Desta vez, a agraciada é a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Regina Alves. Sem justificativa apresentada, o decreto 503 está em vigor desde o 1º de novembro. A solenidade da homenagem ainda não tem data definida, assim como a dos outros três membros do governo federal. As homenagens reforçam a aproximação e apoio do governo mineiro ao governo Bolsonaro.

Bolsonaro não veio receber medalha

Alegando questões familiares, o presidente Bolsonaro não veio a Minas para receber a mais alta honraria Estado (Medalha da Inconfidência). Ela seria concedida no 21 de abril, em Ouro Preto.

Além de membros do governo federal, Zema agraciou também o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Sobre a homenagem, o governador mineiro declarou reconhecer a ‘destacada atuação de Doria como empresário e líder na promoção do desenvolvimento’ econômico em âmbito nacional, com significativa repercussão no estado”. Em 2017, Assembleia havia recusado homenagear o governador paulista.

Decreto concede título de cidadã mineira a Damares

Aliança com João Dória

No final de 2017, a Câmara de BH agraciou Doria com o Grande Colar do Mérito Legislativo de Belo Horizonte. O pedido havia sido feito pelo vereador Henrique Braga (PSDB).

A aliança de Zema com Doria vem desde março, quando se reuniram para as discussões dos governadores das Regiões Sudeste e do Sul sobre pautas de interesse nacional. Em um dos encontros, em Belo Horizonte, em março, anunciaram a formação do Cosud (Consórcio dos estados do Sul e Sudeste). No evento, anunciaram apoio à Reforma da Previdência e às propostas do pacto federativo.

Partido de Zema desfilia ministro de Bolsonaro após queimadas

Orion Teixeira

Ver Comentários

Posts Relacionados

Samba do IOF doido

Depois de repetir mais uma etapa da missão internacional do Partido dos Trabalhadores (PT), de…

1 dia atrás

“Temos um problema em Minas”, diz Lula sobre Pacheco

Ante a indefinição e pouco desejo de seu pré-candidato a governador, o presidente Lula (PT)…

2 dias atrás

Menos arábica, mais conilon

Com geadas ainda pouco impactantes (na média histórica) em áreas cafeeiras, o café vai bombando…

2 dias atrás

Sabesp mantém meta dos R$ 260 bi

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) segue com plano de metas da…

5 dias atrás

Alinhamento de Lula tirou contrato da Embraer

A política do Governo Lula, marcada por instabilidade fiscal (destaque para novela do IOF e…

6 dias atrás

Veja quais partidos têm chances de eleger o próximo presidente

Quatro partidos ou agremiações partidárias irão eleger o próximo presidente da República e o maior…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!