Essa a performance dos aviões operados pela American Airlines no feriado nacional dos Estados Unidos, o 04 de julho (quinta-feira). Em comunicado, nesta quinta (25/07), dos resultados do 2T24, a companhia tratou o feito como “uma operação fantástica”. Além disso, que foi a “maior programação de todos os tempos” para a temporada das férias.
American destacou, nos resultados financeiros do 2T24, outro feito: “maior receita dos trimestres de todos os tempos”. No período, faturou US$ 14,3 bilhões, ou seja, 2% acima do 2T23. A receita com passageiros, de US$ 13,202 bilhões, saltou 1,7%.
No transporte de cargas, porém, as receitas exibiram ligeira queda, de 1,5%, para US$ 195 milhões, frente ao período de 2023.
A rubrica do lucro líquido geral, excluídos “itens especiais líquidos”, fechou em US$ 774 milhões – sem os expurgos, de US$ 717 milhões. Representou, portanto, extraordinária redução de 43,6% na comparação com 2T23.
A American reduziu seu endividamento em US$ 680 milhões, para US$ 13 bilhões. O saldo representa 87%, então, dos US$ 15 bilhões à época em que fxou a meta de zerar o endividamento até o final de 2025.
A conta de “liquidez disponível” da companhia contava com US$ 11 bilhões. Esse valor era o somatório de ativos financeiros em caixa, investimentos de curto prazo e acesso (não utilizado) de crédito rotativo.
Os aviões da American embarcaram 59,188 milhões de passageiros, alta de 9,8% sobre o 2T23. Pelo critério global ASM (sigla para milhas por assentos disponível), que define as “maiores” companhias em determinados períodos, a American registrou 75,263 milhões, acima do 1T24, de 69,658 milhões.
Análises da Cirium, dos EUA, para o ranking das 20 maiores do mundo no 1T24, posicionaram a American em 2º. Ficou atrás da United Airlines e à frente da Delta Air Lines.
A título de comparação, no 1S24, os aeroportos do Brasil contabilizaram movimento de 56,2 milhões de passageiros, conforme dados da Anac.
Durante o segundo trimestre, a American operou frota de 1.529 aeronaves. Isso era 4% superior ao encerramento ao mesmo período em 2023.
As linhas da aviação regional foram atendidas por 559 unidades – aviões próprios, arrendados e de outras companhias (compra de capacidade). Além desses, a empresa manteve “estacionados” outros 65 aviões, sendo 55 Embraer 145, oito Bombardier CRJ 700 e dois Embraer 170.
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