Economia

Gontijo e Cometa não conseguem barrar concorrência

Empresas de peso, Gontijo e Cometa no transporte rodoviário interestadual de passageiros foram derrotadas nas tentativas de barrar abertura de mercados para concorrentes. Ao todo, 15 empresas tiveram negados, pela ANTT, na reunião do dia 03/10, pedidos de impugnação em processos de 31 “partidas”. Essas licenças são para linhas em estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

A decisão foi da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT – Ministério da Infraestrutura). Assim, portanto, obtiveram Licença Operacional (LO) a Guerino Seiscento Transportes (2), Viação Águia Branca e Unesul de Transporte.

Cometa, do Grupo JCA, também não foi atendida pela ANTT – Foto: Cometa/Divulgação

Gontijo e a Viação Cometa (Grupo JCA – Cometa, Expresso Sul, 1001 e Catarinense) foram derrotadas em dois pedidos de LO da Guerino. A Viação Águia Branca e a Unesul, por exemplo, venceram a Expresso Guanabara (Grupo Guanabara).

Lei aqui íntegra das portarias da ANTT: DOU 20/10/2020, páginas 51 e 52.

Nairo Alméri

Ver Comentários

  • Ótimo. No passado a Gontijo tinha a concessão para transporte de passageiros de BH para Salto da Divisa passando por Diamantina. Estrada com 400 Km de terra. Não permitia, por meio de manobras, que nenhuma empresa fizesse este mesmo trajeto pela Rio Bahia. E ela também não fazia. Foram anos e anos assim, em prejuízo da população.

  • Decisão acertadíssima. Nunca, Never, Jamais, ao monopólio. A concorrência entre produtos e serviços obrigam os mesmos a melhorar sempre e baratear os produtos e serviços ao consumidor final. Os carros da Gontijo para cidades do interior do Brasil são verdadeiros lixos. Eu faço baldeação, mas me nego terminantemente a viajar nos paus velhos dessa maldita empresa. Tem que ir a falência e dar lugar à empresas que prestam serviços de boa qualidade aos usuários. A empresa continua ainda com os paus velhos da falecida São Geraldo. É uma vergonha! Parou no tempo!. Agora eu quero ver se ela não melhora o serviço nas rotas de capital a capital para ver o que acontece...Será engolida pelas concorrentes...quanto mais concorrência, melhor para o Mercado, melhor para o consumidor Final. Parabéns aos órgãos competentes pela acertada decisão. Consumidor, EXIJA, você está pagando...só protestando, para melhorar os produtos e serviços por nós consumidos.

Posts Relacionados

Cimed faz reforço de caixa de R$ 500 mi

A farmacêutica Cimed & Co. S.A. segue com política de “reforço de capital de giro”,…

10 horas atrás

CWI menor no capital da Equatorial

A Capital World Investors (CWI), administradora norte-americana de ativos, encolheu a participação na Equatorial S.A,…

2 dias atrás

Janja, a mosca na sopa (2026) do Lula

A socióloga Rosângela Lula da Silva (PT-PR), mais uma vez, desfila de fogo amigo contra…

4 dias atrás

A foto do G20 é o de menos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), nos 60 dias que lhe restam de…

4 dias atrás

Generais do GSI novamente não sabiam…

O GSI é, digamos assim, um nano quartel de generais de “elite” cravado no coração…

1 semana atrás

Banqueiro dono do Galo demorou

Dono do Grupo MRV (construtora), do Banco Inter e de empresas de comunicação, o empreiteiro…

2 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!