Gontijo liderou nas reclamações dos passageiros contra empresas rodoviárias- Foto: Divulgação
A Gontijo (Empresa Gontijo de Transportes), com 504 apontamentos, liderou nas reclamações de passageiros contra empresas rodoviárias de ônibus no 1º semestre. A classificação é do “Relatório Semestral de Resultados da Ouvidoria – 1º semestre/2020”, da Ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Esse Relatório é referência nas análises da ANTT. Portanto, muito importante no histórico do desempenho das empresas.
Com 23 páginas, o documento foi divulgado nesta quarta (23/12). Ou seja, apesar de relevante, divulgado com exagerado atraso.
Os passageiros encaminharam 3.405 reclamações. Destas, 27,6% (941) foram para “atraso” em itinerário (de longa distância), ou seja, quase um terço. Na sequência, aparece o conjunto “avaria”, “mecânica” e “defeito”, com 21,8% (743), que compromete itens importantes na operação como, por exemplo, a segurança.
Seguidas pela Gontijo, portanto, no time das 10 mais em reclamações, aparecem: Kaissara (419), Taguatur (309), UTB (261), Novo Horizonte (211), Util (210), TCB (200), Solimões (196), Viação Triângulo (195) e Itapemirim (193).
LEIA AQUI a íntegra do Relatório da Ouvidoria da ANTT
No Recife (PE) não avançou a reunião de conciliação da Justiça do Trabalho, pela manhã, com motoristas em greve. Em Canoas (RS), mesma situação com empregados da Sogal.
Na cidade da Grande Porto Alegre, portanto, a greve seguirá na véspera do Natal.
Todavia, a empresa optou por divulgar carta à população. “Para deixar clara a grave situação do sistema de ônibus, importante dizer que estamos operando com somente 45% da demanda de passageiros, cuja arrecadação não cobre os custos da folha dos funcionários , aquisição de combustível, pneus e demais insumos. Com esta receita não há como pagar o 13° salário integralmente até o final do ano. Há necessidade de compreensão, de bom senso por parte da classe trabalhadora”, apelou a Sogal em trecho do comunicado.
Mas, na capital pernambucana, mesmo com o fracasso, havia expectativa de interrupção do movimento.
Em Manaus (AM), a greve completou terceiro dia pelo 13º. Todavia, os trabalhadores cumprem determinação judicial: manter 70% da frota em circulação.
MATÉRIA RELACIONADA:
Segunda maior produtora mundial de aços, a ArcelorMittal finalizou a venda de suas posições de…
A entrada do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) no Governo Lula, à frente da Secretaria-Geral da…
Após a desastrosa operação do governador Cláudio Castro (RJ), com mais de 100 mortos, governadores…
As principais lideranças (nacionais) do PSD mineiro – senador Rodrigo Pacheco e o ministro das…
O quórum mínimo qualificado de 48 votos para aprovar o fim do referendo é o…
A busca de compensação pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) junto ao presidente Luiz Inácio Lula…