Economia

Marco da mineração no mar pode ser definido neste ano

Marco para exploração dos recursos minerais no fundo mar poderá ser delineado ainda em 2019. Essa previsão foi informada ao ALÉM DO FATO, nesta segunda (9), pelo ministro das Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, durante rápida caminhada pelos stands da Exposibram 2019, aberta à tarde no Expominas, em Belo Horizonte. “A Marinha e a CPRM (Serviço Geológico do Brasil) estão estudando (o anúncio das linhas do marco), respondeu o ministro à pergunta se seria em outubro, conforme anunciado há mais tempo. “Em 2019“, resumiu, em curta fala, enquanto caminhava em companhia do presidente do Conselho do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Wilson Nélio Brumer.

O ministro, almirante de esquadra e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, desde antes de ingressar no Governo Bolsonaro tem se ocupado com a questão da exploração dos recursos minerais da faixa marinha até a plataforma continental (350 milhas ou 648 km). Ou seja, além do conjunto do mar territorial e da zona econômica exclusiva (220 milhas ou 392 km). Os recursos minerais (excluído o petróleo) que mais ocupam as atenções do Governo, para exploração imediata, são: fosforita, granulados, crostas cobaltíferas, sulfato de polimetálicos (rochas que podem conter vários metais: zinco, ouro, cobre etc.).

E tecnologia foi um dos pontos altos das falas na abertura da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), aberto hoje e que irá até o dia 12. Nessa tema, o ministro chamou a atenção da necessidade do país incorporar “estratégias de mineração em pequena escala“, para explorar melhor as atividades desenvolvidas por empresas de pequeno porte.

A Exposibram reúne expositores do Brasil e exterior por 490 stands, ocupando 13 mil m2, dentro do pavilhão e área externa. Os principais setores expositores são: equipamentos (283), serviços (114), mineração (63), construção (10), siderurgia (8) e tecnologia (8). Participam empresas de 29 países.

MATÉRIA RELACIONADA

Marinha se qualifica para defesa e domínio de minerais

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Zema se arrisca ao tentar ser apenas o plano C de Bolsonaro

Por influência de novo marqueteiro, o governador Zema (Novo) desperdiça eventuais chances ao deixar de…

2 dias atrás

Sai Credit Suisse, entra Itaú

A dança de cadeiras é na Localiza Renta a Car, que trocou de "formador de…

2 dias atrás

Nunes Marques, do STF, e a agenda de Bolsonaro

Ao pedir vistas no caso Antônio Palocci (PT-SP), o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribuna…

5 dias atrás

Damião tem que trocar a roupa de vereador pela de prefeito

Os atos do novo prefeito de BH, Álvaro Damião (União), que foi empossado, nesta quinta…

6 dias atrás

Cemig D precisa azeitar caixa com R$ 1,5 bi

A Cemig Distribuição S.A. fará captação de R$ 1,5 bilhão. Operação será via emissão de…

7 dias atrás

Operação Lava Jato (ainda) não morreu

Parece que o combate à corrupção no Brasil ainda tem fôlego. A expectativa ressurge após…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!