Economia

Serasa: fraudadores focam a faixa 36-50 anos

Faixa de consumidor jovem lidera pesquisa da Serasa

Serasa Experian mostra que consumidor na idade entre 36 e 50 anos formam maior conjunto das vítimas de fraudes e golpes dos criminosos que agem em canais de operações financeiras eletrônicas. No mês passado, o Brasil acumulou 322.219 tentativas de fraude. Os bandidos, de posse de identidade de terceiros, tentam, então, agir em processos de abertura de contas e obtenção de cartões.

A Serasa constatou que 36% das tentativas foram contra pessoas naquela faixa etária. Na sequência, cidadãos entre 26 e 35 anos, representando 27,5%. Os jovens, portanto, lideram entre os alvos dos criminosos. Por região, a Sudeste liderou, com 52,2% dos casos.

A pesquisa apontou tentativas de fraude a cada nove (09) segundos. Veja AQUI matéria completa do Portal IG.

Cabe lembrar, entretanto, dados pesquisa de abril, publicada em junho no portal da Serasa. Mostravam uma tentativa de fraude a cada oito (08) segundos. O registro foi de 298.964 tentativas. Em abril de 2021, foram 298.342. Por ironia, portanto, estabilidade na comparação dos meses.

Os setores “mais impactados”, em abril último, foram bancos e cartões (54,4%), Financeiras (17,8%) e Serviços (13,7%). Aquela ordem seguiu em julho. Mas, de acordo com IG, “mais da metade” para o consolidado de bancos e cartões, seguido por serviços (12,9%) e varejo (10,5%).

Serasa foi criada por 50 bancos

Serasa surgiu como serviço d proteção ao crédito, em 1968. Foi criada por um pool de 50 bancos.

Na época da venda à Experian Company, da Irlanda, em 2007, a empresa tinha como principais acionistas o Itaú (32,23%), Bradesco (22,02%) e Unibanco (19,04%). Dois anos antes, em 2005, faturou US$ 240,75milhões.

A empresa, portanto, era o maior banco privado de dados de pessoas físicas e empresas América Latina para o item inadimplência. O Estadão reportou, na época do anúncio da venda, que a carteira da Serasa tinha, então, 300 mil clientes.

Experian, entretanto, aportou no Brasil em 2002. Operava com o nome Experian-Scorex.

Atende 6 milhões de consultas diárias

Serasa Experian apresenta a controladora como como “líder mundial em serviço de informação” em mesma área de atuação: “etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança”. E destaca: “Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão”.

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Dia do Trabalho, empregos e impostos

Independente dos fatos, na última quadra do Século XX, que deram origem (ver adiante) ao…

11 horas atrás

Tramonte racha a direita e a iguala à esquerda em BH

O anúncio do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) de que está pré-candidato a prefeito de…

2 dias atrás

Imprensa viu o tributo de Lula ao amigo. E só

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), na última sexta (26/04), até…

2 dias atrás

AGU tenta em vão melar o acordo da dívida de Minas

Órgão do governo federal, a Advocacia-Geral da União foi e é contra a prorrogação dos…

5 dias atrás

Pacote do Pacheco é inconsistente; calote

A alternativa do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para aliviar a dívida pública de Minas Gerais…

1 semana atrás

Fundação Renova passa por transição e muda comando em maio

A partir de 2 de maio, Camilo de Lelis Farace assume a presidência da Fundação…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!