A Vale foi autorizada pela ANM a produzir, a seco, até 8 milhões de toneladas de minério de ferro da Mina Alegria, em Mariana, próxima ao Complexo Germano (foto), da Samarco. Foto: Divulgação/Samarco
Vale S/A foi autorizada pela Agência Nacional de Mineração (AMN) a produzir 8 milhões de toneladas de minério de ferro na Mina Alegria. A mina está próxima ao Complexo Germano, pertencente à sua controlada Samarco, em Mariana (MG). A autorização foi comunicada nesta sexta (01/11) em nota assinada pelo diretor de Relações com Investidores da Vale, Luciano Siani Pires. Portanto, como frisa a nota, a AMN “suspende os efeitos de interrupção da operação se encontra paralisada desde março de 2019”.
O comunicado da Vale esclarece, porém, que ainda se encontram “paralisadas” outras 42 milhões t. A produção do complexo da Samarco, porém, continua paralisada há quase quatro anos, desde o rompimento da Barragem Fundão, em 05/11/2015 (ver abaixo).
Na prática, a autorização da AMN “possibilitará o retorno parcial das operações a seco na mina de Alegria”, escreveu Luciano Siani. Observou, contudo, que a mineradora, nestes dois meses finais do exercício fiscal de 2019, pretende produzir no limite de 1 milhão t.
A produção na Mina Alegria, informa o executivo da Vale, não terá “impacto no volume esperado de vendas deste ano. Para os anos seguintes a produção retornará gradualmente observando-se adicionalmente a estratégia de margem sobre volume”. A Vale projetou para este ano, relembra o comunicado, produzir no país entre 307 milhões t a 332 milhões t de minério de ferro.
Toda produção da Samarco, em Marina, foi interrompida em decorrência da tragédia de 05/11/2017. O rompimento da Barragem Fundão, na Mina Germano, deixou 19 mortos, arrasou o Distrito de Bento Rodrigues (Mariana) e causou danos ambientes, patrimoniais e econômicos até a foz do Rio Doce, no Espírito Santo. Relembre Aqui e Aqui. E, tragédia na Mina Córrego do Feijão. A Samarco é controlada conjunta da Vale (50%) e da australiana BHP (50%/50%).
NOTÍCIA LIDA, PRIMEIRO, AQUI – DIA 29/10/2019
↘Exigência barragens ação emergencial para Vale e CSN
PUBLICADA DEPOIS NOS JORNAIS – DIA 31/10/2019
↘Vale adota protocolo de emergência Nível 1 em barragem de Ouro Preto
#Samarco #Vale #BHP #MinaAlegria #MinaCórregoDoFeijão #Brumadinho #Mariana #RompimentoBarragem #Tragédia #BarragemDeRejeitoDeMinérioDeFerro
Os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 24 horas,…
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), não surpreendeu. Impôs sigilo máximo e…
Pode ser um bom negócio para quem vive disso, mas um estado, ainda que se…
No saldo dos escândalos políticos e financeiros, novembro criou mais um calcanhar de aquiles para…
Antes de encontrar o candidato, ou candidata, a governador(a) de Minas para fortalecer seu palanque…
A Goldman Sachs & Co. LLC (Goldman Sachs Group) encolheu de modo significativo do capital…
Ver Comentários
E os responsáveis pela Samarco estão bem soltos.