Economia

Xiaomi, da China, desenvolve máscara antivírus inteligente

Dentre vários iniciativas para contenção da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a fabricante de celulares Xiaomi, da China, é destaque da semana. Informou sobre o desenvolvimento de máscara facial com dispositivo que aplica raios ultravioleta (UV) e mata agentes infecciosos. Ou seja, faz a desinfecção sozinha.

Além disso, assegura a Xiaomi, a máscara não impede o reconhecimento facial do usuário por outros dispositivos também inteligentes. O equipamento, batizado “Project Aeri”, conforme descreveu ontem (04/05) o site TechTudo, está sob responsabilidade da subsidiária Huami. Esta empresa é do segmento de acessório para o corpo. Apesar da publicidade, ainda não há previsão de lançamento.

No sistema de filtragem, a máscara aplicará o filtro tipo N95. A reportagem não faz menção, mas esse dispositivo é aplicado por fabricantes de motores a diesel para indústria automotiva e para aplicação comercial. A Cummins do Brasil, por exemplo, está importando material o para doação na fabricação de respiradores no país, como parte de contribuição nas ações de combate à Covid-19. A exemplo dos motores, o filtro é substituível.

O texto do TechTudo ressalta: “Diferente das outras máscaras no mercado, o produto será feito em material transparente e flexível, que se ajusta ao formado do rosto”. A desinfecção ocorre quando o equipamento não está uso: “… ativa um dispositivo embutido que emite raios ultravioleta para desinfetar o acessório”. A empresa desenvolve dois modelos da máscara: “X” e “Y”.

Xiaomi acusada de atuação ilegal

Mas, há três dias, a mesma Xiaomi foi envolvida em escândalo: coletar dados de usuários de seus celulares sem consentimento. A reportagem da Forbes denuncia, com base em estudos de especialistas em segurança digital, que os aparelhos da marca coletam dados de navegação na internet. Até mesmo na “navegação anônima”. Contudo, conforme a própria reportagem, Xiaomi negou.

Xiaomi está presente no Brasil desde 2019.

da Redação

Posts Relacionados

CWI menor no capital da Equatorial

A Capital World Investors (CWI), administradora norte-americana de ativos, encolheu a participação na Equatorial S.A,…

3 horas atrás

Janja, a mosca na sopa (2026) do Lula

A socióloga Rosângela Lula da Silva (PT-PR), mais uma vez, desfila de fogo amigo contra…

2 dias atrás

A foto do G20 é o de menos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), nos 60 dias que lhe restam de…

3 dias atrás

Generais do GSI novamente não sabiam…

O GSI é, digamos assim, um nano quartel de generais de “elite” cravado no coração…

1 semana atrás

Banqueiro dono do Galo demorou

Dono do Grupo MRV (construtora), do Banco Inter e de empresas de comunicação, o empreiteiro…

1 semana atrás

Embraer reduzirá 10% nas entregas

A montadora brasileira Embraer S.A. refez sua projeção de entrega de aeronaves para este exercício.…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!