Política

Quatro institutos apontam: Bolsonaro está derretendo nas pesquisas

Pode-se até contestar as impressões, mas os números das pesquisas dão objetividade a uma sensação geral: o governo Bolsonaro está derretendo. Não chega ainda à profecia do haitiano que disse, na noite do dia 17 de março, diante do presidente e de seus seguidores, que o governo dele tinha acabado. Veja o que apuraram quatro institutos, o mineiro Quaest, os paulistas Datafolha e Atlas e o pernambucano Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).

De acordo com as medições feitas no final de abril passado, o presidente registrou queda geral na aprovação. Alcançou apenas 28% e 27% de positivo, respectivamente no Ipespe e no Datafolha, e de 21% e 20%, respectivamente, no Atlas e no Quaest. Já a reprovação está entre 46% a 49% nesses institutos.

Nova medição, nova queda

Cinco dias depois, um deles, o Ipespe voltou a campo e detectou nova queda. De acordo com os dados, a avaliação ruim ou péssima do governo Bolsonaro aumentou para 49% e atingiu o maior patamar já registrado pelo instituto. Uma semana antes era de 42% no levantamento de 24 de abril.

O percentual dos que consideram o governo ‘ótimo ou bom’ foi de 31% na sondagem anterior para 27%, e o dos que consideram a gestão regular se manteve em 24%. Outro 1% não respondeu contra 3% na pesquisa anterior. A pesquisa do Ipespe, contratada pela XP Investimentos, registrou aquilo que o instituto mineiro Quaest e o Atlas já haviam identificado.

Tudo isso é resultado de crise política e dos equívocos sucessivos do presidente, sim. A queda do ex-juiz federal Sérgio Moro, do Ministério da Justiça, contribuiu e muito. Dos consultados, 57% consideram que Moro agiu com ética e de forma correta; para outros, 26%, foi motivado por interesse próprio, para se beneficiar como político. 17% não souberam dizer. Outra convicta maioria, de 60%, considerou serem verdadeiras as acusações dele contra o presidente. Para 13%, seriam falsas; 28% não souberam.

Mais grave é a crise do coronavírus

Ainda assim, não adianta esconder ou fugir de uma grave responsabilidade. Especialmente, sua posição com relação ao combate ao coronavírus. No combate à pandemia, o presidente foi aprovado por apenas 19% em seu comportamento. Outros 32% consideraram regular, mas 48% reprovaram com força. A avaliação geral do governo repete a avaliação com a pandemia. A positiva caiu para 20% e a negativa subiu para 48%. A maioria de 54% avaliou que está no rumo errado e apenas 24%, no caminho certo. 22% não souberam dizer.

Nas últimas 24 horas, foram registrados mais 600 mortos pelo coronavírus, chegando a oito mil em todo o país. Em todos os estados, os governadores se esforçam em reduzir o contágio, adotando medidas que são contestadas pelo presidente. Não é à toa que a avaliação dos governadores se mantém positiva, acima dos 50%, e a de Bolsonaro, ao contrário, cai pelas tabelas, com rejeição próxima dos 50%. E mais, os pesquisadores preveem que quanto mais subir a curva e o número de mortos mais derreterá a avaliação do presidente.

Bravata de Bolsonaro esvazia sua defesa e impõe-lhe nova derrota

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • Jair será como o Collor; poderá até seguir sendo eleito para algum mandato, mas presidente do Brasil, jamais!

  • KKKKKK! Essas pesquisas são tão autenticas, reais e confiáveis quanto uma nota de R$3,00. São as mesmas de sempre que davam como certo a não eleição de Jair Bolsonaro para presidente! EU, nunca fui pesquisado e desconheço alguém que já foi!

  • Se qualquer pessoa fizer uma enquete e distribuir o link nas redes sociais, terá um resultado ainda pior para Bolsonaro. Eu fiz, tive meio milhão de respostas, e Bolsonaro estava crescendo, mas virou pra baixo este ano.

  • É de se impressionar o corporativismo baixo e reles deste senhor Orion Teixeira, e mais ainda a co-responsabilidade deste site, que se exime em pequenas letras desta opinião, posto que se esconde de forma covarde aos ataques ao Presidente Jair Bolsonaro. Qualquer pesquisa não tendenciosa passa de forma rápida as redes sociais. Desafio a publicar esta pesquisa e obter o resultado e compartilhar neste site brecheiro.

  • Tirou o PT do poder,já merecia um prêmio Nobel só por isso,mas está se mostrando um grande incapaz!

  • Todos as pessoas do meu círculo social, continuam apoiando o PR. Quem não apoia, ou é bandido, ou quer a volta da esquerda! Nesse momento, não existe meio termo. Ou é do bem, ou do mal. Ninguém ainda percebeu que quem governa o país, é Deus, utilizando o governo do PR.

    • Miguel, sua convivência só tem miliciano e seguidores de psicopata ignorante vulgo bozo doido. Tá mal de companhia e acusa os outros de bandido. O pa$tor mandou avisar que vc não está pagando o dízimo. Aleluia irmão.

    • Muda de vida Miguel A. Larga mão de viver no meio de gente canalha e burra. A vida pode ser melhor.

  • Engraçado. Vendo "Os pingos nos is" (jovem pan - YouTube) falaram exatamente o contrário.

Posts Relacionados

Abu Dhabi desiste do controle da Braskem

A petroleira Adnoc, estatal de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), desistiu de assumir…

15 horas atrás

Reposição salarial de Zema é a metade do Legislativo e Judiciário

O governador Romeu Zema (Novo) gerencia o estado como se o estado estivesse sob o…

5 dias atrás

Cummins mantém projeção de queda em 2024

A Cummins, Inc., de Columbus (Indiana, EUA), líder global em segmento de motores, encerrou o…

5 dias atrás

CSN avança para dobrar produção de cimento

O Grupo CSN Companhia Siderúrgica Nacional) avança nas tratativas para dobrar sua capacidade de produção…

5 dias atrás

Dia do Trabalho, empregos e impostos

Independente dos fatos, na última quadra do Século XX, que deram origem (ver adiante) ao…

6 dias atrás

Tramonte racha a direita e a iguala à esquerda em BH

O anúncio do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) de que está pré-candidato a prefeito de…

7 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!