Política

Após crítica, líder de Zema na Assembleia diz que tem “nojo” do Partido Novo

Uma hora depois que a direção nacional do Partido Novo divulgou nota contra o reajuste do governo a policiais, o líder de Zema na Assembleia contra-atacou. Gustavo Valadares (PSDB) reagiu dizendo que não há nada mais sujo na vida pública que o oportunismo e a demagogia. “Que NOJO do @partidonovo30”, desabafou Valadares em seu perfil no Twitter. E mais, adiantou que o feriado de Carnaval servirá, para ele, como momento de reflexão. “…Espero que não só pra mim, não é mesmo @RomeuZema”, completou.

Em nota, a direção nacional do Novo, comandada por João Amoêdo, reprovou o reajuste do governador Romeu Zema (Novo) para os policiais ao custo de R$ 9 bilhões em três anos. Ao aprovar o projeto, os deputados estaduais estenderam o reajuste a todos os servidores. Na mesma manifestação, Amoêdo defendeu que o governador vete todos os reajustes, inclusive o dos policiais (de iniciativa do governo).

Tuíte de Gustavo Valadares

Líder atuou só e sem base de apoio

Valadares experimentou, nesta semana, o desafio de defender sozinho, sem base de apoio, o governo Zema na Assembleia. Na votação do projeto de autoria do governador, viu dois deputados do Novo, Guilherme da Cunha e Bartô, votarem contra e defenderem a rejeição. O placar favorável foi de 60 a 2.

Em outra votação, sobre emenda que contrariava a orientação do governo, estendendo reajuste a todos os servidores, só 11 dos 16 deputados votaram alinhados. Os outros cinco ficaram contra ele e o governo. Precisou de contar com outros oito votos da bancada da bala para chegar a 19. Saiu derrotado; 47 ficaram contra.

Governador pensou em trocar secretário

Desde o início do ano, a articulação política do governo tem falhado. Sua base caiu de 22 para 16 deputados. Insatisfeito com a situação, o governador pensou em mudar o comando da articulação política. Zema consultou políticos experientes e foi aconselhado a não mexer novamente.

Há seis meses, ele trocou o então secretário de Governo Custódio Mattos (PSDB) pelo atual, Bilac Pinto (DEM). Bilac permanece no cargo, mas perdeu o controle da comunicação oficial que integrava a Secretaria de Governo. Hoje, o setor é comandado pelo secretário geral e homem de confiança de Zema, Igor Eto.

Insatisfação leva Zema a buscar substituto de Bilac na articulação política

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • Este dinheiro não existe , da onde zema vai tirar dinheiro para este aumento?? , da saúde , da educação ?? Mais impostos ??? Zema ficou Doido !!!!

    • MG tem 77 Deputados Estaduais. É gente demais. Custa $$$ demais.
      Reduzir a 20 deputados estaduais economizaria BILHÕES de Reais, que serviriam para pagar melhor os funcionários públicos que trabalham e custear serviços públicos muito melhores.

      • Mais um bolsominion papagaio que lógico não sabe nem fazer conta. Eles gastam muito porém a conta não fecha. Incluindo seu salário e com gasto médio total de 150.000 por mês com assessorias e verbas de gabinete, cada deputado então gasta 1,8 milhão por ano. Vezes 77 deputados, dá mais ou menos 140 milhões de reais. Os deputados precisaram trabalhar por 64 anos para pagar os 9 bilhões iniciais do reajuste. O dinheiro para bancar o estado pelo contrário não vem da mordomia dos políticos, mas do sistema de arrecadação, principalmente sobre a renda e patrimônio das pessoas, mas que... ops, se eu falar para taxar 10% dividendos acima de 300.000 líquidos (e aplicar essa fórmula progressiva para outras coisas tb tipo imposto de renda), vão me chamar de comunista, por isso paro por aqui.

  • Receita para Economizar Bilhões: diminuir a Quantidade de Políticos nas assembléias e no Congresso Nacional.

    MG tem 77 Deputados Estaduais. É gente demais. Custa $$$ demais.
    Reduzir a 20 deputados estaduais economizaria BILHÕES de Reais, que serviriam para pagar melhor os funcionários públicos que trabalham e custear serviços públicos muito melhores.

  • Os Políticos Devem Fazer Sacrifício Agora. Nunca contribuiram com nada, apenas se beneficiam.
    Assembléia Legislativa de MG tem de fazer sacrifícios, tem de Cortar na Carne.

    As Forças Policiais Devem Pressionar os Políticos, antes de abandonarem a Sociedade à própria sorte.

  • Demagogia é queimar o caixa do Estado dando aumento a apenas uma categoria. Falta de bom senso do governo e de deputados irresponsáveis e corporativistas.

  • O estado quebrado, funcionários sem reposição salarial a anos, mas na Assembléia, nenhuma despesa foi cortada, nenhuma mamata foi cortada, nenhuma verba de gabinete foi reduzida, assim como os gastos destes parasitas! Todos precisam de reposição salarial, mas não adianta dar aumento, pois, não terá como pagar a ninguém!

  • Eu tenho nojo é de quem rouba do meu bolso sem a minha permissão para pagar por serviços que eu fui obrigado a aceitar mediante força e coerção e pagar aumentos para funcionários que eu não contratei.

    Eu entendo o Zema. Vcs viram no Ceará, o pau tá quebrando, polícia de greve. No Espírito Santo, ofereceram 30% de aumento e não aceitaram. Vai pra greve. Zema tá com medo de acontecer o mesmo aqui. É o que acontece quando se negocia com gente armada. Professor e enfermeiro não anda armado.

    Entendo. Mas não concordo com o aumento.

    • Pois é, quando se tem um governo fraco, omisso e sede as pressões é isso que dá. Não sou simpatizante do Cid Gomes mas, ele assumiu o risco em defesa dos interesses do povo de seu estado e de sua cidade ao enfrentar os milicianos cearenses (pois é o que são policiais que agem da forma que agiram). Como o Sassá MuZema é um frouxo, cagão, ele cede as pressões e joga a conta pro povo mineiro pagar. Outra coisa, quanto foi a inflação no período dessa tal reposição, ou seja, de 2015 pra cá? Foi de 42%? Não. Então, ele está sendo um irresponsável e cagão. Está lavando as mãos pra não ter que enfrentar protestos.

      • Acho que a inflação foi algo próximo disso sim, não se esqueça que foram os dois anos finais da derrocada da Dilma, e a inflação não é simplesmente somada nos anos, é multiplicada. Realmente acredito que os 42% são perdas inflacionárias de 5 anos acumuladas.

        Mas não é o momento. Eles poderiam ter fechado um acordo oferecendo 10% que foi um pouco menos que a inflação de 2015, e 4% pras outras categorias, que já tiveram aumento sob Pimentel em 2015 ou 2016. Seria suficiente. Já têm salários altos, estabilidade, progressões na carreiras, aposentadoria integral. Os benefícios compensam as perdas inflacionárias. Aliás, a inflação acontece exatamente porque o país se endivida para pagar-lhes.

        Mas o Zema arregou. Ficou com medo. Eu entendo. Só não concordo.

      • Infeliz. Você só sabe criticar todo mundo nas redes sociais. Deve ser um cara muito íntegro.... mas vendo alguns comentários seus , inclusive de esportes.....

      • SEIS ANOS SEM AUMENTO VC ACHA VERGONHA, E O O JUIZ VC NÃO E HOMEM PRA FALAR, E DO PROFESSOR 1254,00 E OS POLICIAIS FICARAM DE FORA, VC NÃO SABE DE NADA E VAI DAR CONTA DO SEU SALARIO, ABSURDO E VC FALAR DO QUE NÃO E SEU SALARIO!!! FACARAM SEIS ANOS SEM AUMENTO VCS NÃO FALARAM NADA, VÃO PREOCUPAR COM SALARIO DE VCS SEUS .....!!!!!

    • Armados e o povo inseguro? Q contradição, n? São proibidos de fazerem greve... Será q terminaremos é reféns de categoria armada?

Posts Relacionados

Janja, a mosca na sopa (2026) do Lula

A socióloga Rosângela Lula da Silva (PT-PR), mais uma vez, desfila de fogo amigo contra…

2 dias atrás

A foto do G20 é o de menos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), nos 60 dias que lhe restam de…

3 dias atrás

Generais do GSI novamente não sabiam…

O GSI é, digamos assim, um nano quartel de generais de “elite” cravado no coração…

7 dias atrás

Banqueiro dono do Galo demorou

Dono do Grupo MRV (construtora), do Banco Inter e de empresas de comunicação, o empreiteiro…

1 semana atrás

Embraer reduzirá 10% nas entregas

A montadora brasileira Embraer S.A. refez sua projeção de entrega de aeronaves para este exercício.…

1 semana atrás

Lula: Bolsonaro seria mais fácil de ser batido em 2026

Em Minas e no Brasil, houve muito barulho por nada, da direita à esquerda, após…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!