Têm sido frequentes, nos últimos meses, as desavenças entre o governador Romeu Zema (Novo) e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). As rusgas se intensificaram em tempos de pandemia do coronavírus e, portanto, o pretexto é a Covid-19. No fundo, ambos estão de olho na disputa pelo governo de Minas no distante 2022.
Alexandre Kallil é candidatíssimo ao governo do Estado na próxima eleição. Antes, porém, precisa enfrentar a corrida pela reeleição, em que aparece, por enquanto, segundo as pesquisas de intenção de voto, como favorito. Vencendo, se fortalece para o pleito de 2022.
Zema, um empresário que parece ter tomado gosto pela política, tudo indica, será candidato à reeleição. Como não terá grande coisa a apresentar ao eleitorado na próxima eleição, até mesmo porque a situação financeira caótica do Estado não permite (e justiça seja feita, quando ele pegou o cargo a situação era gravíssima), cuida de desqualificar aquele que se apresenta hoje como o principal concorrente, usando o coronavírus como sua principal arma.
Junto ao eleitorado da capital, as críticas de Zema ao prefeito não parecem estar surtindo grande efeito. Sua administração é bem avaliada e seu discurso na pandemia em favor da vida vem agradando. Mas no interior, onde Kallil não é conhecido, a pecha de incompetente que o governador tenta carimbar na condução que ele vem dando ao surto da Covid-19 tem potencial para fazer estragos.
Por outro lado, as críticas que Kallil, com seu jeito contundente de ser, tem feito ao governador Zema, também no caso da pandemia, pode, sim, trazer ainda mais prejuízos à sua imagem junto ao eleitorado da capital. O argumento principal é que o governo não ajuda em nada Belo Horizonte.
Já no interior, onde o Estado se faz mais presente e os municípios, na sua grande maioria, não conseguem viver sem a ajuda do governo estadual, o que o prefeito diz do governador tem peso praticamente zero.
No fundo, embora a eleição de 2022 esteja ainda muito distante, o principal adversário de Kallil, sendo ele mesmo candidato ao governo, é a elite empresarial mineira, que não anda satisfeita com sua gestão e sinaliza que vai investir em seus adversários na eleição municipal de novembro. A intenção é, pelo menos, reduzir o tamanho de sua vitória, para que ele não chegue tão forte na eleição estadual.
No caso do governador Romeu Zema, o principal adversário é a sua própria administração. Como é praticamente impossível que a situação financeira de Minas se recupere a tempo de que o governo consiga fazer algo realmente relevante para melhorar a vida dos mineiros, o discurso será vazio.
E nessa corrida, evidentemente, estarão outros concorrentes, além de Zema e Kallil, como o senador Rodrigo Pacheco (DEM) e o ex-prefeito Márcio Lacerda (sem partido). O primeiro, aliás, tem feito uma campanha silenciosa, mas muito efetiva, levando aos prefeitos de centenas de municípios o que eles mais gostam e precisam: verbas.
A socióloga Rosângela Lula da Silva (PT-PR), mais uma vez, desfila de fogo amigo contra…
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), nos 60 dias que lhe restam de…
O GSI é, digamos assim, um nano quartel de generais de “elite” cravado no coração…
Dono do Grupo MRV (construtora), do Banco Inter e de empresas de comunicação, o empreiteiro…
A montadora brasileira Embraer S.A. refez sua projeção de entrega de aeronaves para este exercício.…
Em Minas e no Brasil, houve muito barulho por nada, da direita à esquerda, após…
Ver Comentários
kallil nao ganha nem para sindico de predio vazio mais, os comerciantes , empresários farao campanha violenta contra esse vendido. Agora rodrigo pacheco, nunca fez nada como deputado, como senador ta mais sumido que dinossauro. Esse vai participar so pra levar um troco no fundo partidário.
Kalil não tem voto nenhum aqui no interior. O povo gosta do Zema por aqui, o jeitão dele de falar direto e sem rodeios. Se Zema conseguir controlar as contas públicas e colocar o salário dos servidores em dia, a eleição tá no papo.
e verdade, kallil sera derrotado por sua incapacidade , tudo que acontece na cidade nao tem culpa de nada, sempre joga as responsabilidades em outras pessoas, isso nao e representar a população, a ultima do kallil, foi acusar um jornalista se ele teria solução para os onibus cheios? ai eu pergunto, kd a bh trans, kd aqueles inuteis que ganham para q? cololcar cone nas ruas?
kd a caixa preta da bhtrans? kd os empregos dos cobradores?
Kalil provavelmente será reeleito para prefeito e tem boas chances para governador, ele tem falhas, mas no geral faz uma administração superior a de prefeitos anteriores e o simples fato de pautar na ciência e na técnica muitas das suas medidas é algo muito relevante na política brasileira onde existe negacionismo,por exemplo, da presidência e de parcela da população sem instrução.
78% dos Secretarios do Kallil foram escolhidos pelo PT de Pimentel. O PT só existe em MG pq o Kallil abrigou eles. Votar no Kallil é votar no PT, do Pimentel, Dirceu, Marília Campos, Lula, Dilma, etc. É isso q vc quer?
Kalil perdeu meu voto sacana este lance do onibus nao passar
ja sabemos qual o lado do autor desta materia... quando ele coloca "Sua administração é bem avaliada e seu discurso na pandemia em favor da vida vem agradando" .. agradando a quem? AS inumeras falacias vomitadas pelo atual prefeito, um discurso populista ao extremo, onde tenta esconcer sua incompetencia enquanto gestor, no fato de fechar a cidade e dizimar milhares de pessoas alegando ~preocupacao com a vida ... por favor...
kallil já era, quem esta a favor dele, sao os funcionarios publicos, que querem quarentena ate 2022, mas a fonte vai secar, e esse povo, ira começar a fazer protestos as ruas contra o prefeito querido por eles.
Este Zema é um Caipira metido a Não!
Este Zema é um Caipira !
ZEMA esta com os dias contados na governança do ESTADO; funcionario publico de uma forma geral, aliada aos OPERADORES DE SEGURANÇA PUBLICA, querem ver o CAPETA, mas, não querem nem ouvir o nome ZEMA; ZEMA vai perder de lavada NA CAPITAL E NO INTERIOR pra qualquer CANDIDATO.
Tem que acabar com as mordomias da maioria dos funcionários públicos, que só buscam estabilidade nos empregos em detrimento aos serviços à população...
Cala a boca petista ignorante. Zema venceu sem sanguessugas e somente servidores petistas nao votam no Zema. Seu burro
A PBH SÓ TEM TUCANO, TODO MUNDO SABE KKKK
Kalil e o prefeito encantador de jumentos.
Bozo, o encantador de vacas...
vc ama tanto ele que nao para de falar nele