Política

Bolsonarismo, aliança política e financiamento travam Zema na reeleição

Favorito nas primeiras sondagens e pela força do cargo, o governador Romeu Zema (Novo) não precisa das pesquisas para saber que tem três difíceis obstáculos à sua reeleição em 2022. Todos eles têm conexão com a maneira pela qual se projetou na eleição passada e virou governador. O maior deles é o bolsonarismo do qual vem sendo aconselhado a se afastar e se desvincular por conta da queda de aprovação e omissão do presidente na pandemia. Não será fácil.

Todos viram, e está gravado, Zema pedir votos para Bolsonaro na eleição de 2018, ao vivo na TV, mesmo sendo infiel ao próprio partido e ao candidato presidencial dele (João Amoêdo). Durante a gestão, o governador nunca contestou Bolsonaro, ao contrário, tentou tirar proveito da proximidade com ele. Seu principal concorrente, Alexandre Kalil (PSD), prefeito de Belo Horizonte, se candidato, deverá explorar e fazer a vinculação.

As outras duas travas referem-se à rejeição às alianças políticas com partidos tradicionais e, por último, o uso do financiamento público para sua campanha. Ambas as posições figuram como regras no estatuto partidário, embora o Novo aceite participar do horário gratuito eleitoral de TV e rádio, que é financiado por dinheiro público.

Duas correntes batem cabeça

Há uma corrente do partido e do governo que defende a realização de alianças para ampliar a sustentação política; outra prega a chapa puro-sangue, sem coligações. Essa última opção eliminaria também o terceiro obstáculo, porque, ao fazer aliança com outro partido, não teria como impedi-lo de usar o financiamento partidário e eleitoral.

Para distanciar-se de Bolsonaro sem perder votos ou sofrer represálias, Zema e seu grupo torcem para que o senador mineiro Rodrigo Pacheco (DEM) seja candidato presidencial. Pela identidade regional, teria argumento favorável a essa opção, desde que Pacheco não mude para o PSD, partido do rival Kalil.

Financiamento público ou privado?

No campo das alianças, o partido mais próximo hoje dele é o PP, que lhe dá apoio político na Assembleia Legislativa e no governo. Chefiado pelo deputado federal Marcelo Aro, o PP pretende caminhar junto com Zema, especialmente depois que rompeu com Kalil. Com certeza de sua trajetória, esse partido não abrirá mão do uso do financiamento partidário e eleitoral.

Sem alianças e sem financiamento público, o governador teria como alternativa o apoio financeiro de empresários aliados. Entre eles, o presidente da Federação das Indústrias de Minas (Fiemg), Flávio Roscoe, e os chamados 4Rs, que sustentam financeiramente o time do Atlético Mineiro. Além deles, há o ultradireitista Salim Mattar (Localiza). A limitação aqui é de natureza legal, já que os empresários só podem participar financeiramente como pessoas físicas.

LEIA MAIS: Saída de Amoêdo favorece aliança de Zema com Bolsonaro pela reeleição

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • É!!!! Não será assim!!! Os honestos não serão desprezados pela população. Zema e Bolsonaro não são rejeitados. A mídia e a Classe Política, avidas por dinheiro público, os vem bombardeando. Não vai adiantar. Sem roubo, estão reeleitos no primeiro turno!

    • DUAS DESGRAÇAS DA POLÍTICA !!! UM CAVALEIRO DO APOCALIPSE , COM DUAS CABEÇAS. UMA DESTROI MINAS ENQUANTO A OUTRA É RESPONSÁVEL POR MEIO MILHÃO DE MORTOS POR COVID-19

      • Destrói Minas? Pode ser mais específico como que está ocorrendo esta "destruição"? A destruição deveria ser piorar algo, correto? Ou então, você quis dizer, continuar a destruição? Qual quesito especificamente este governo está pior que o do Pimentel?

Posts Relacionados

AGU tenta em vão melar o acordo da dívida de Minas

Órgão do governo federal, a Advocacia-Geral da União foi e é contra a prorrogação dos…

1 dia atrás

Pacote do Pacheco é inconsistente; calote

A alternativa do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para aliviar a dívida pública de Minas Gerais…

3 dias atrás

Fundação Renova passa por transição e muda comando em maio

A partir de 2 de maio, Camilo de Lelis Farace assume a presidência da Fundação…

3 dias atrás

Secretário da Fazenda é acusado de agredir a segurança jurídica

Diante da crise pela qual passa a Secretaria da Fazenda de Minas, a Febrafite manifestou…

4 dias atrás

Projeto de Pacheco reduz dívida de Minas de R$160 bi a R$ 40 bi

Após a decisão do ministro do STF, Nunes Marques, de conceder 90 dias dos 180…

5 dias atrás

Caso Daniel Alves inspira bares de BH no combate à violência contra mulher

A maioria dos 4.136 estabelecimentos de BH já pode aderir ao Protocolo Quebre o Silêncio,…

6 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!