Ana Paula Nannetti, Alberto Vilas Boas, Gilson Soares, José Arthur Filho e Luiz Carlos de Azevedo, foto site Amagis
Em disputa acirrada, o desembargador José Arthur Filho superou três concorrentes e foi eleito, nesta sexta (29), presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ao próximo biênio. Ele teve o apoio do atual presidente, Gilson Soares Lemes, e será o 55º presidente do Tribunal nos 149 anos da instituição. Além do presidente, foram eleitos os integrantes da futura direção, do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura. A posse dos eleitos acontece daqui a dois meses, no dia 1º de julho.
Houve quórum qualificado dos 146 desembargadores votaram, dos quais cinco participaram virtualmente por razões de saúde. Após a divulgação dos resultados vitória apertada em segundo turno, José Arthur Filho acenou com declaração de pacificação. No primeiro turno, ele obteve 50 votos contra 55 da desembargadora Mariangela Meyer, a primeira mulher a participar da eleição. No segundo turno, virou para 79 contra 62.
“Minha meta é atuar com harmonia. O Tribunal é um só e nós precisamos pacificar e uni-lo cada vez mais”, disse. José Arthur Filho afirmou que, como presidente, irá compartilhar e dividir as responsabilidades.
O presidente Gilson Lemes parabenizou a todos os eleitos, em especial o desembargador José Arthur Filho, e desejou sucesso na nova gestão. “Fizemos um processo eleitoral muito bonito, uma campanha tranquila e sem agressões e, hoje, é um momento histórico de democracia no Tribunal onde cada desembargador pôde escolher seu candidato, inclusive com disputa em segundo turno”, disse o magistrado, associando o resultado ao desempenho de sua gestão no Tribunal. “É um reconhecimento à gestão feita por todos nós, e eu fico muito feliz com isso”, disse, referindo-se à vitória de seu candidato.
Além do desembargador José Arthur filho, também foram eleitos os novos integrantes para os seguintes cargos.
Primeiro vice-presidente – Desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa
Segundo vice-presidente – Desembargador Renato Luís Dresch
Terceiro vice-presidente – Desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta
Corregedor-Geral de Justiça – Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior
Vice-Corregedora-Geral de Justiça – Yeda Monteiro Athias
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), não surpreendeu. Impôs sigilo máximo e…
Pode ser um bom negócio para quem vive disso, mas um estado, ainda que se…
No saldo dos escândalos políticos e financeiros, novembro criou mais um calcanhar de aquiles para…
Antes de encontrar o candidato, ou candidata, a governador(a) de Minas para fortalecer seu palanque…
A Goldman Sachs & Co. LLC (Goldman Sachs Group) encolheu de modo significativo do capital…
O Governo Lula trata a política do país em patamares típicos de país susbesenvovido, tirando…