Política

Luz vermelha nos presídios mineiros adverte para risco de explosão

É muito grave a situação prisional no país, especialmente em Minas Gerais, onde a falta de vagas já ultrapassou as luzes amarelas de advertência ante a superlotação em todas as suas 197 unidades. O alerta foi dado por um autoridade na área. De 2018 para 2019, o estado saltou de 72.157 presos para cerca de 75 mil ante 39.138 vagas, ou seja, mais de 90% acima da capacidade. O Estado alega falta de recursos para novos investimentos. Confira aqui.

A superlotação só tem aumentado e o número de presos provisórios (sem julgamento e condenação) voltou a crescer também. O país tem 35,9% do total de presos nessa condição. Há casos de presos provisórios, em Minas, detidos em viaturas por falta de vagas. Apesar de informações desencontradas, Minas tem 25 mil provisórios.

No país, são 704,4 mil presos nas penitenciárias; número passa de 750 mil se forem contabilizados os em regime aberto e os detidos em carceragens da polícia.

Interdição judicial agrava quadro

Em todas as 197 unidades prisionais do estado, são denunciados casos de superlotação carcerária. O quadro se agrava quando o judiciário determina interdição de algumas por condições desumanas de encarceramento.

Batendo cabeça

O governador Romeu Zema (Novo) já foi alertado sobre o problema, mas seu governo continua batendo cabeça sem apresentar soluções. Nos últimos quatro anos, foram fechadas vagas e o quadro de agentes prisionais foi reduzido em um terço. Resultado: aumento da superlotação que levou à interdição. No Ceresp, da Gameleira (oeste de BH), por exemplo, tem 1.200 encarcerados para 800 vagas.

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • Deveriam pensar duas vezes antes de roubar ou matar. E, outra, que tal cobrar a justiça pelos julgamentos que não foram realizados? Que tal botar uma parte dessa galera pra trabalhar? Ajudar a construir mais cadeias e melhorar a situação? Se não querem resolver... Nem escrevam a respeito.

  • Deveriam pensar duas vezes antes de roubar ou matar. E, outra, que tal cobrar a justiça pelos julgamentos que não foram realizados? Que tal botar uma parte dessa galera pra trabalhar? Ajudar a construir mais cadeias e melhorar a situação? Se não querem resolver... Nem escrevam a respeito.

  • Estes bandidos estão presos por escolha e nada mais. Não temos que dar boa vida para bandido mesmo não. Está ruim ficar preso? Então não cometa crime e siga a vida. Coloque os presos para trabalharem e arcarem com suas despesas.

  • O Brasil é mesmo um país surreal! Está tudo errado e ninguém faz nada. Finge que é assim mesmo que tem que ser. Enquanto o judiciário nada em dinheiro, juízes recebem milhares de reais em salários e penduricalhos, julgam seus processos em verdadeiros palácios, seus condenados vão para masmorras insalubres. É mais que óbvio que o dinheiro para resolver o problema carcerário no Brasil tem que sair dos cofres lotados do judiciário!!!!!

    • Não concordo com os salarios dos juizes, não concordo com as mordomias que eles tem, mas discordo de vc quando se refere aos condenados ( seus condenados ), quem não quiser estar em celas superlotadas que não façam por onde estar la, vejo tantas gente se preocupando com esses criminosos, mas não vejo ninguém se preocupar com as vítimas deles.

  • É só levar todos os criminosos que estão presos por cometerem latrocínio, tráfico de drogas, estupro e homicídios qualificados, colocar todos dentro de um navio de fundo falso e levar para alto mas e dizer para eles, vcs serão solto aqui, aqueles que conseguir voltar estarão livres, como ninguém voltará mesmo ja que serão ingulidos por tubarões, as celas ficarão vázias.

  • A prisão tem que ser pior que a casa do bandido. Caso contrário, todos eles vão querer ser condenados pra viver "no bem bom" pago por quem trabalha. Prisão tem que ser ruim mesmo. Pergunte qual a opinião de alguém que teve um parente assassinado por um bandido. E mais: precisamos por esses presidiários pra trabalhar, pra devolver uma parte do que gastam do nosso dinheiro.

    • Prisão tem sido ruim há muito tempo e a criminalidade não mudou, meu caro. Na verdade, os crimes só aumentaram. A prisão tinha que ressocializar o sujeito, para não cometer mais crimes. Infelizmente, isso não é a realidade aqui e, para piorar, parte da população parece querer prisões piores, o que dificultaria mais ainda a ressocialização. É um ciclo de crueldade sem fim...

      • A criminalidade aumentou devido a impunidade e ou penas leves demais. Temos muitos bandidos perigosos em convívio com a sociedade com o uso apenas de tornozeleira eletrônica e ainda bancados por nós trabalhadores. Deixaram o crime virar profissão, bandido cumpre 10% da pena e olha lá e sai para cometer mais. Maioria dos beneficiados pelas saídinhas comentem novos crimes e não retornam ao
        regime de prisão. Eles deveriam trabalhar para custear suas despesas, aprender a valorizar o trabalho honesto, como nós, isso é ressocialização.

        • Ivam, não existe hipótese de liberdade após cumprimento de 10% da pena. Se o preso é posto em liberdade e comete mais crimes, é porque a ressocialização não ocorreu, ou seja, a cadeia não cumpriu o seu papel.
          Podemos chegar a um meio termo e propor uma revisão da lei de execução penal e do código penal. No entanto, aumento de pena, por si só, não vai diminuir a criminalidade.
          Quanto ao trabalho, já está difícil pra quem nunca cometeu crimes, imagina para condenados por crime, hehe. Muitos querem trabalhar, ainda presos, mas faltam oportunidades. Já trabalhei um pouco com execução penal, em 2014-2015 e era bem complicado.
          Há o projeto em tramitação com essa previsão de o preso pagar as próprias despesas, mas a aplicabilidade disso, na prática, vai ser complicada. A maioria ali vem de camadas sociais pobres, sem patrimônio, então não vai ter o que ser executado. Aí o Estado não pode manter alguém preso por dívida nem impor trabalhos forçados. Enfim, muito complicado.

Posts Relacionados

AGU tenta em vão melar o acordo da dívida de Minas

Órgão do governo federal, a Advocacia-Geral da União foi e é contra a prorrogação dos…

2 dias atrás

Pacote do Pacheco é inconsistente; calote

A alternativa do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para aliviar a dívida pública de Minas Gerais…

4 dias atrás

Fundação Renova passa por transição e muda comando em maio

A partir de 2 de maio, Camilo de Lelis Farace assume a presidência da Fundação…

4 dias atrás

Secretário da Fazenda é acusado de agredir a segurança jurídica

Diante da crise pela qual passa a Secretaria da Fazenda de Minas, a Febrafite manifestou…

4 dias atrás

Projeto de Pacheco reduz dívida de Minas de R$160 bi a R$ 40 bi

Após a decisão do ministro do STF, Nunes Marques, de conceder 90 dias dos 180…

6 dias atrás

Caso Daniel Alves inspira bares de BH no combate à violência contra mulher

A maioria dos 4.136 estabelecimentos de BH já pode aderir ao Protocolo Quebre o Silêncio,…

6 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!