Ministro Celso de Melo, ao comentar vídeo de Bolsonaro, disse que atrevimento do presidente parece não ter limites. Foto - STF-JUS
O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, reagiu indignado ao vídeo que o presidente Jair Bolsonaro postou hoje na sua conta no Twitter, em que compara o tribunal e outras instituições a hienas. De acordo com o ministro, o vídeo, que acabou sendo apagado posteriormente, evidencia que “o atrevimento presidencial parece não encontrar limites”.
No vídeo, o presidente Jair Bolsonaro se comparava a um leão acossado por várias hienas, algumas delas identificadas como o STF, PSL, partidos de esquerda como PT e PSOL, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e veículos de imprensa, como Folha de S. Paulo e revista Veja.
Em nota enviada pelo ministro ao jornal Folha de S. Paulo, ele afirma que Bolsonaro não é um “monarca presidencial” e que o país “não é uma selva na qual o leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados.”
“Esse comportamento revelado no vídeo em questão, além de caracterizar absoluta falta de ‘gravitas’ e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente”, disse Celso de Mello em outro trecho da resposta enviada à Folha.
A suspeita é que o vídeo tenha sido postado pelo filho 02 do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro, que administra as redes sociais do pai. O vídeo foi apagado posteriormente, mas alguns internautas conseguiram copiar e estão compartilhando nas redes sociais.
Veja abaixo:
Íntegra da resposta enviada pelo ministro Celso de Mello ao jornal Folha de S.Paulo
A ser verdadeira a postagem feita pelo Senhor Presidente da República em sua conta pessoal no “Twitter”, torna-se evidente que o atrevimento presidencial parece não encontrar limites na compostura que um Chefe de Estado deve demonstrar no exercício de suas altas funções, pois o vídeo que equipara, ofensivamente, o Supremo Tribunal Federal a uma “hiena” culmina, de modo absurdo e grosseiro, por falsamente identificar a Suprema Corte como um de seus opositores.
Esse comportamento revelado no vídeo em questão, além de caracterizar absoluta falta de “gravitas” e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente e consciente de que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República.
É imperioso que o Senhor Presidente da República —que não é um “monarca presidencial”, como se o nosso país absurdamente fosse uma selva na qual o Leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados— saiba que, em uma sociedade civilizada e de perfil democrático, jamais haverá cidadãos livres sem um Poder Judiciário independente, como o é a Magistratura do Brasil.
A bondade do "crédito extraordinário" para o Plano Safra 2024-2025, na MP de R$ 4,17…
O governo Zema já trocou de articulador político quatro vezes e, na estreia do quinto,…
Por influência de novo marqueteiro, o governador Zema (Novo) desperdiça eventuais chances ao deixar de…
A dança de cadeiras é na Localiza Renta a Car, que trocou de "formador de…
Ao pedir vistas no caso Antônio Palocci (PT-SP), o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribuna…
Os atos do novo prefeito de BH, Álvaro Damião (União), que foi empossado, nesta quinta…
Ver Comentários
Tá errado o stf é uma mistura de bicho preguiça com burro
Concordo plenamente.
Coitadas das hienas, não merecem tanto desprezo.
STF é independente, mas deve total responsabilidade com o povo. Realmente as hienas não merecem tanto desrespeito.
Sensacional o video. Presidente está de parabéns. É exatamente assim que o povo está vendo a situação. Viralizou o video e foi um tremendo sucesso. Presidente continue contando com o povo. Vamos mudar esse país. Celso de Melo ano que vem ta aposentado. As coisas estão melhorando
STF = SUPREMO TRIBUNAL DAS FALCATRUAS.
STF está mais sujo que poleiro de galinheiro.
Realmente o Presidente pecou em comparar o STF com hienas.... coitado dos animais.
Primeiro STF se dê ao respeito para exigir ser respeitado. Cumpra a lei, respeite a constituição e esteja sempre do lado do cidadão de bem e não do lado de corrupto, bandido e ladrão. Quando for uma instituição séria, o que realmente não é, terá o respeito do sociedade Brasileira.
Meu presidente, tem o nosso apoio. Acho que Hienas são muito brandas. Você está cercado por TRAÍRAS de todos os lados. Força, estamos com você.
Bolsonaro tem que impedir o Carlos de usar seu tweet. Tá na cara que foi seu filho imaturo. O vídeo declara todo o sentimento do povo nesse momento, mas tem coisa que para um líder do Executivo não pode fazer. Ta difícil governa sem base, contra a imprensa e se arruma briga com o STF vai ser um problema seríssimo. Já imaginou se chega um pedido de impeachment nas hienas?