Ministro do STF reage a vídeo de Bolsonaro que compara a instituição com hienas - Além do Fato Ministro do STF reage a vídeo de Bolsonaro que compara a instituição com hienas - Além do Fato

Ministro do STF reage a vídeo de Bolsonaro que compara a instituição com hienas

  • por | publicado: 28/10/2019 - 23:31
Ministro Celso de Melo, ao comentar vídeo de Bolsonaro, disse que atrevimento do presidente parece não ter limites. Foto - STF-JUS

Ministro Celso de Melo, ao comentar vídeo de Bolsonaro, disse que atrevimento do presidente parece não ter limites. Foto - STF-JUS

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, reagiu indignado ao vídeo que o presidente Jair Bolsonaro postou hoje na sua conta no Twitter, em que compara o tribunal e outras instituições a hienas. De acordo com o ministro, o vídeo, que acabou sendo apagado posteriormente, evidencia que “o atrevimento presidencial parece não encontrar limites”.

No vídeo, o presidente Jair Bolsonaro se comparava a um leão acossado por várias hienas, algumas delas identificadas como o STF, PSL, partidos de esquerda como PT e PSOL, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e veículos de imprensa, como Folha de S. Paulo e revista Veja.

Em nota enviada pelo ministro ao jornal Folha de S. Paulo, ele afirma que Bolsonaro não é um “monarca presidencial” e que o país “não é uma selva na qual o leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados.”

“Esse comportamento revelado no vídeo em questão, além de caracterizar absoluta falta de ‘gravitas’ e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente”, disse Celso de Mello em outro trecho da resposta enviada à Folha.

A suspeita é que o vídeo tenha sido postado pelo filho 02 do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro, que administra as redes sociais do pai. O vídeo foi apagado posteriormente, mas alguns internautas conseguiram copiar e estão compartilhando nas redes sociais.

Veja abaixo:

Íntegra da resposta enviada pelo ministro Celso de Mello ao jornal Folha de S.Paulo

A ser verdadeira a postagem feita pelo Senhor Presidente da República em sua conta pessoal no “Twitter”, torna-se evidente que o atrevimento presidencial parece não encontrar limites na compostura que um Chefe de Estado deve demonstrar no exercício de suas altas funções, pois o vídeo que equipara, ofensivamente, o Supremo Tribunal Federal a uma “hiena” culmina, de modo absurdo e grosseiro, por falsamente identificar a Suprema Corte como um de seus opositores.

Esse comportamento revelado no vídeo em questão, além de caracterizar absoluta falta de “gravitas” e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente e consciente de que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República.

É imperioso que o Senhor Presidente da República —que não é um “monarca presidencial”, como se o nosso país absurdamente fosse uma selva na qual o Leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados— saiba que, em uma sociedade civilizada e de perfil democrático, jamais haverá cidadãos livres sem um Poder Judiciário independente, como o é a Magistratura do Brasil.



** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Everaldo Ribeiro Cassimiro

Tá errado o stf é uma mistura de bicho preguiça com burro

Adelson Calheiros de Araujo Ju

Concordo plenamente.

Murilo Andrade Marçal

Coitadas das hienas, não merecem tanto desprezo.

Paulo Almeida

STF é independente, mas deve total responsabilidade com o povo. Realmente as hienas não merecem tanto desrespeito.

Marcelo Gomes

Sensacional o video. Presidente está de parabéns. É exatamente assim que o povo está vendo a situação. Viralizou o video e foi um tremendo sucesso. Presidente continue contando com o povo. Vamos mudar esse país. Celso de Melo ano que vem ta aposentado. As coisas estão melhorando

Deustch

STF = SUPREMO TRIBUNAL DAS FALCATRUAS.

MATHIAS SOARES PAULO ROBERTO A

STF está mais sujo que poleiro de galinheiro.

Adson Rosario

Realmente o Presidente pecou em comparar o STF com hienas…. coitado dos animais.

Ivam Henriques

Primeiro STF se dê ao respeito para exigir ser respeitado. Cumpra a lei, respeite a constituição e esteja sempre do lado do cidadão de bem e não do lado de corrupto, bandido e ladrão. Quando for uma instituição séria, o que realmente não é, terá o respeito do sociedade Brasileira.

PAULO FIALHO

Meu presidente, tem o nosso apoio. Acho que Hienas são muito brandas. Você está cercado por TRAÍRAS de todos os lados. Força, estamos com você.

Weverton Silva Rodrigues

Bolsonaro tem que impedir o Carlos de usar seu tweet. Tá na cara que foi seu filho imaturo. O vídeo declara todo o sentimento do povo nesse momento, mas tem coisa que para um líder do Executivo não pode fazer. Ta difícil governa sem base, contra a imprensa e se arruma briga com o STF vai ser um problema seríssimo. Já imaginou se chega um pedido de impeachment nas hienas?