Presidente Bolsonaro diz que vai ter que suspender propaganda do pacote anticrime do ministro Moro por conta de ações de partidos de esquerda. Foto - Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou hoje que vai ter que suspender a campanha publicitária que faz a defesa do pacote anticrime do ministro Sérgio Moro em razão dos processos impetrados pelo “pessoal da esquerda”. Mas cedo, o Além do Fato havia noticiado que Moro usou sua conta no Twitter para defender o pacote e postar um vídeo da campanha.
A campanha custou R$ 10 milhões e está prevista para ser veiculada até o dia 31 de outubro. Alguns filmes defendem, por exemplo, a prisão de condenados em segunda instância, ponto do pacote que já foi derrubado no grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que analisa o pacote – além de outros, como o “plea bargain” e o “excludente de ilicitude”.
No final da semana passada, parlamentares do PCdoB, PSOL e PT entraram com uma ação no Tribunal de Contas da União (TCU) contra a campanha. Mais do que a ação do “pessoal da esquerda”, o que teria motivado a decisão do presidente Bolsonaro de suspender a campanha foi a reação de uma parcela considerável do Legislativo.
Lideranças e até mesmo a cúpula do Congresso avaliam que a campanha é uma ameaça ao parlamento, já que a intenção do governo e do ministro é conquistar a opinião pública, na expectativa de que ela pressione os deputados e senadores a aprovarem o pacote anticrime.
No Legislativo, a publicidade foi encarada como uma afronta ao debate parlamentar. Líderes e dirigentes partidários enxergaram a publicidade como uma “campanha de ameaça ao Parlamento, que visa impedir análise independente” do pacote anticrime.
Mas o presidente responsabiliza a oposição: “Eu vou ter que suspender com o Sergio Moro a propaganda da lei anticrime”, disse o presidente, que reclamou estar “entulhado” de processos da “esquerda”.
Alguns aspectos chamam atenção na Assembleia Geral Ordinária (AGO) dos acionistas da holding Alpargatas S.A. realizada…
Quase todo dia, um nome se assanha para ser candidato a governador ou a presidente,…
O 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), um dos maiores prêmios em Minas Gerais, está…
Sem partido e sem equipe, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil se lançou, na…
O técnico do futebol europeu mega campeão Carlo Ancelotti, do Real Madrid, chegará daqui a…
O Brasil continua pequeno, brasilzinho, no cenário internacional. Será que o Ministério das Relações Exteriores,…