Política

Morre Reynaldo Ximenes, líder da magistratura mineira

Morreu, nesta quinta (18), o ex-presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e líder político da classe, desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro, aos 83 anos. Além de divulgar, em nota, pesar pela perda, a Amagis decretou luto oficial por três dias na entidade. O corpo de Ximenes será sepultado na cidade de Elói Mendes (Sul de Minas), onde o ele nasceu e chegou a ser prefeito antes de ingressar na magistratura.

Consternado, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, se manifestou, destacando o exemplo de ser humano e o magistrado que foi Reynaldo Ximenes. “Ele construiu sua história na vida pública e entre sua família e seus amigos de maneira exemplar. Além de magistrado experiente e dedicado, vocacionado, nosso querido Ximenes era, acima de tudo, grande figura humana. Amigo, aconselhador, feitor de pontes e de união entre as pessoas, agregador. Um defensor incansável da Magistratura até o último momento. Um farol que sempre nos guiou nos períodos mais conturbados com firmeza e tranquilidade. E que continuará nos guiando com seu legado que fica registrado na história da magistratura, da Amagis e em nossos corações. Perdemos, acima de tudo, um amigo”, disse Luiz Carlos Rezende.

Maior legado

Reynaldo Ximenes desempenhou papel fundamental pela valorização dos magistrados e do Judiciário durante a Constituinte de 1988. A partir da nova Carta Magna, o Poder Judiciário conquistou autonomia administrativa e independência. Em 1990 e 1991, foi o primeiro juiz de 1º grau eleito a presidir a Amagis, que, antes, só era administrada por desembargadores (2º grau).

Trajetória

Formou-se na Faculdade Nacional de Direito (Universidade do Brasil – RJ), em 1966. Foi prefeito de Elói Mendes (1973/77). Ingressou na magistratura mineira e foi juiz em Varginha, Machado, Barbacena e Belo Horizonte. Foi presidente da Amagis (1990/91), vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) (1991/92 e 1998/99), juiz do TRE-MG, presidente do Tribunal de Alçada de Minas Gerais (1996), vice-corregedor geral de Justiça de Minas Gerais (2004/06) e 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

Orion Teixeira

Posts Relacionados

CBF terceiriza solidariedade ao povo do RS

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se acovarda ao não assumir a responsabilidade de paralisar o…

22 horas atrás

Gol da insensibilidade no país no futebol

Os clubes do Rio Grande do Sul estão desobrigados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)…

2 dias atrás

Governo Lula não tem inteligência para tragédias

O país padece da falta de decisão com inteligência no Governo Lula diante desta catástrofe…

3 dias atrás

Coronel da PM: ‘Zema se esforça para pôr a tropa em greve’

O desabafo acima foi feito por um militar de alta patente da corporação, avaliando que…

3 dias atrás

Lula! Cadê o plano consistente de “reconstrução” do RS?

Penduricalhos sanguessugas do Orçamento, criados dentro do Senado e Câmara, e fisiologismos do Planalto drenarão…

4 dias atrás

Abu Dhabi desiste do controle da Braskem

A petroleira Adnoc, estatal de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), desistiu de assumir…

6 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!