Ministro Nunes Marques adiou desempate, no STF, para o caso de Antônio Palocci - Crédito: Fellipe Sampaio/SCO/STF
Ao pedir vistas no caso Antônio Palocci (PT-SP), o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribuna Federal (STF), mais que adiou um julgamento na Segunda Turma. Com seu gesto de ontem (04/04), suspendeu o voto do desempate no relatório do colega Dias Toffoli, que beneficia Antônio Palocci (PT-SP).
Toffoli, em fevereiro, anulou todo processo contra o ex-ministro de Lula (PT-SP) na Operação Lava Jato. A Lava Jato, comandada pelo Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal levantou maior esquema de corrupção na história do país.
A decisão de Toffoli, portanto, foi mais uma na sua série de anulações monocráticas de processos e condenações na Lava Jato. Ele estendeu ao ex-ministro da Fazenda benefícios de outras anulações do Supremo.
Mas a Procuradoria-Geral da República (PGR), discordou e ingressou com recurso.
Nunes Marques, portanto, adiou seu voto que será o do desempate no placar que está em 2 a 2. Votaram contra Edson Fachin e André Mendonça, e, a favor, Toffoli e Gilmar Mendes.
Toffoli, em suas decisões, sempre teve como alvo o ex-juiz federal Sérgio Moro. Este foi responsável pela condenação e prisão do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Moro atualmente exerce mandato de senador (União-PR).
Todavia, o ministro Nunes Marques assumiu uma posição que puxa viés de leitura política. Veio às vésperas da manifestação de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro PL-RJ). Está prevista para amanhã (06/04), na Avenida Paulista, em São Paulo.
O ex-presidente Bolsonaro virou réu no STF, acusado de liderar a tentativa de golpe de Estado de 08 de janeiro de 2023. Mas não está impedido de ir à manifestação.
Os coordenadores contam com a presença de um pool sete governadores. Destes, cinco de Estados do Sul e Sudeste.
O ministro Nunes Marques foi indicado para o STF por Bolsonaro, em 2020. Toffoli por Lula, em 2009. Toffoli, portanto, viveu, na cadeira do Supremo, o auge das investigações da Lava Jato.
O Banco Master é um vespeiro. E representa riscos que extrapolam ambiente dos negócios do…
O Brasil se acostumou com os bonecos gigantes do Carnaval de Olinda (PE), que homenageiam…
No próximo dia 15 de setembro, ficará definido quem manda no PSD para as eleições…
Este 29 de agosto marca os 200 anos da assinatura do Tratado do Rio de…
Após as declarações desconectadas da realidade e até do bom senso, o governador Zema (Novo)…
A holding Energisa S.A., dos segmentos de distribuição e geração, captará R$ 3,910 bilhões para recompra (aquisição…