Política

Reforma Tributária violenta a autonomia dos municípios, acusa deputado

A reforma tributária em tramitação hoje, em Brasília, está reproduzindo o modelo concentrador do atual pacto federativo e afetando ainda mais a autonomia dos municípios. Essa é a principal queixa de prefeitos e prefeitas e dos defensores do municipalismo sobre a proposta da reforma de extinguir o único imposto municipal, o ISS (Imposto Sobre Serviços).

“Eu considero uma violência contra os municípios de retirar o ISS. Sou totalmente contrário, porque é uma receita própria, é quando o município tem autonomia para arrecadar de acordo com o interesse local. Isso é mais uma vez, a União querendo os recursos em suas próprias mãos. Quem garante que o recurso será repassado corretamente?”, questionou, criticamente, o deputado estadual Rodrigo Lopes (União). Ele é um dos criadores da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios, na Assembleia Legislativa de Minas .

ICMS educacional: novo Fundeb

Além de se debater contra a reforma tributária em discussão, Lopes já elegeu as pautas prioritárias das quais será um dos porta-vozes em defesa dos municípios no Legislativo mineiro.

Uma delas é a regulamentação do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) após a omissão do governo mineiro. Os estados tiveram dois anos para a regulamentação, mas, no Sudeste, apenas Minas e Rio de Janeiro nada fizeram. O resultado tem sido desastroso para as escolas públicas, com a falta de material básico, até de papel higiênico, e controle de portaria.

Cidades Inteligentes

Ainda nesta entrevista ao site Além do Fato, o deputado defende a adoção do conceito de ‘Cidades Inteligentes’, tema de audiência pública que ele realiza, na Assembleia, no próximo dia 24. “As Cidades Inteligentes são a solução de grande parte dos problemas dos cidadãos e, também, o grande desafio da gestão das próximas décadas”, adiantou ele. Confira a entrevista abaixo na íntegra.

Deputado Rodrigo Lopes concede entrevista ao jornalista Orion Teixeira
Orion Teixeira

Posts Relacionados

Samba do IOF doido

Depois de repetir mais uma etapa da missão internacional do Partido dos Trabalhadores (PT), de…

2 dias atrás

“Temos um problema em Minas”, diz Lula sobre Pacheco

Ante a indefinição e pouco desejo de seu pré-candidato a governador, o presidente Lula (PT)…

2 dias atrás

Menos arábica, mais conilon

Com geadas ainda pouco impactantes (na média histórica) em áreas cafeeiras, o café vai bombando…

3 dias atrás

Sabesp mantém meta dos R$ 260 bi

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) segue com plano de metas da…

6 dias atrás

Alinhamento de Lula tirou contrato da Embraer

A política do Governo Lula, marcada por instabilidade fiscal (destaque para novela do IOF e…

7 dias atrás

Veja quais partidos têm chances de eleger o próximo presidente

Quatro partidos ou agremiações partidárias irão eleger o próximo presidente da República e o maior…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!