O deputado federal Bilac Pinto (DEM) deve ser o novo secretário de Governo, em substituição a Custódio Mattos. Foto - Agência Câmara
A saída do tucano Custódio Mattos da Secretaria de Governo de Romeu Zema (Novo), anunciada hoje à tarde, não pegou o mundo político de surpresa. O secretário, que tem como tarefa principal a articulação política do governo, especialmente com a Assembleia Legislativa, já havia ameaçado deixar o cargo por pelo menos três vezes.
A exoneração tem algumas explicações. Primeiro, Custódio não conseguiu, como articulador político, costurar uma base sólida para o governador Zema (NOVO) na Assembleia Legislativa. Projetos de grande relevância para o Executivo, como a proposta de privatização da Cemig e Copasa, hoje não seriam aprovados na Casa.
Por parte dos deputados, havia grande insatisfação com a atuação do secretário. O argumento era que ele não se mostrava capaz de convencer o governador Zema de que eram legítimas algumas demandas dos parlamentares como, por exemplo, a indicação de correligionários para cargos políticos no Executivo.
Havia também um grande número de deputados simpáticos ao governo que reclamava que Custódio, que é tucano, privilegiava as reivindicações dos seis deputados do PSDB na Casa.
Mas o secretário também demonstrava insatisfação no cargo. Não teria se adaptado ao novo jeito do governador de fazer política, que considera toda e qualquer negociação com o Legislativo como prática da chamada velha política.
Mas se não houver mais flexibilidade do Executivo na relação com a Assembleia, inclusive para entender que muitas das demandas dos parlamentares não devem ser consideradas como fisiológicas, o futuro secretário (provavelmente o deputado federal Bilac Pinto-DEM) vai enfrentar as mesmas dificuldades.
Uma semana após aparecer um comprador interessado, a Copasa sai do campo da federalização e…
Até o dia 12 de setembro, a sede do Crea-MG terá um posto temporário de…
O Banco Master é um vespeiro. E representa riscos que extrapolam ambiente dos negócios do…
O Brasil se acostumou com os bonecos gigantes do Carnaval de Olinda (PE), que homenageiam…
No próximo dia 15 de setembro, ficará definido quem manda no PSD para as eleições…
Este 29 de agosto marca os 200 anos da assinatura do Tratado do Rio de…
Ver Comentários
Excelente análise