Política

Sem tempo para deputados, Zema apanha na Assembleia

O governo Zema já trocou de articulador político quatro vezes e, na estreia do quinto, vai acumulando os mesmos erros e derrotas na Assembleia. Ou melhor, continua fazendo uso da situação para não dar soluções às demandas e pressões que sobrecarregam os escaninhos oficiais. A impressão geral é que a gestão largou a Assembleia pra lá, junto com sua base de apoio, com uma única obsessão: as eleições do ano que vem. A cúpula inteira do governo só age pensando nas eleições de 2026, de presidente da República, de governador e senador.  

Tudo somado, não sobra tempo para ouvir e dialogar com os deputados aliados, lidar com suas demandas e fortalecê-los na aprovação de seus vetos e projetos. Atenta a tudo, a oposição ao governo controla o processo legislativo, mesmo sendo minoria, desde o início do ano.

O governador Zema gasta o tempo na defesa das pautas bolsonaristas nas redes sociais e em viagens fora do estado para eventos ligados a grupos da direita e assemelhados. O vice-governador Mateus Simões e o secretário de Governo, Marcelo Aro, só têm agenda para prefeitos, de olho no apoio deles em 2026. Marcelo Aro conseguiu um tempinho para fazer reportagem na TV e fazer a defesa do consumidor na capital.

Busca pela fama

Pode dar voto, mas a experiência recente, das eleições municipais de Belo Horizonte e de São Paulo, provou que as iniciativas midiáticas dão alguma projeção, mas são inúteis sem o conteúdo. Sobre isso, a campanha passada deixou muitas lições. Em primeiro lugar, o que interessa à população é a qualidade do serviço prestado e não a fama do prestador. O exemplo do deputado paulista, Celso Russomanno, deveria ser levado em conta, já que o apontam como o melhor adversário de 2º turno eleitoral. Sempre larga bem e nunca ganha. Assim, foi com Mauro Tramonte (Republicanos) na eleição de BH, que dizia que não seria Russomanno mineiro.

Cão e gato

Três dias depois que o ex-vereador Gabriel Azevedo (MDB) estreou na Band News, Marcelo Aro fez o mesmo, na última terça, na TV Record. Há entre eles, algum tipo de aliança mal resolvida que se transformou em rivalidade belicosa. Os dois estudaram jornalismo e direito. Foram contemporâneos na Faculdade Milton Campos, onde um sucedeu o outro, como oposição, na presidência do diretório acadêmico.

Mais tarde, acertaram pacto para conquistar a presidência da Câmara de BH, na qual Gabriel ficaria um ano no cargo e o indicado de Aro assumiria no ano seguinte. Antes do cumprimento do acordo, houve novo rompimento político. A partir daí, Aro tentou em vão cassar o mandato de Gabriel, mas ainda não desistiu de levá-lo à justiça.

Sem mandato, Gabriel está investindo na mídia. Além da Band, vai para a Rádio Itatiaia e outros canais digitais para discutir urbanidade. Sonha ser prefeito de BH no futuro. Com mandato, e com a difícil missão de conduzir a articulação política de Zema na Assembleia, Aro faz um contrato inusitado com a TV Record. Diz que vai brigar pelo consumidor sob o patrocínio da Gerdau, uma das maiores produtoras de aço do Brasil. Sonha virar senador nas próximas eleições.

Orion Teixeira

Posts Relacionados

BH deverá adotar faixas exclusivas para motos ainda neste ano

A adoção de motofaixas, faixas exclusivas para motos, deverá ser implantada na capital mineira até…

24 horas atrás

Ingresso bilionário de Lula para Agrishow – agribusiness

A bondade do "crédito extraordinário" para o Plano Safra 2024-2025, na MP de R$ 4,17…

2 dias atrás

Zema se arrisca ao tentar ser apenas o plano C de Bolsonaro

Por influência de novo marqueteiro, o governador Zema (Novo) desperdiça eventuais chances ao deixar de…

4 dias atrás

Sai Credit Suisse, entra Itaú

A dança de cadeiras é na Localiza Renta a Car, que trocou de "formador de…

5 dias atrás

Nunes Marques, do STF, e a agenda de Bolsonaro

Ao pedir vistas no caso Antônio Palocci (PT-SP), o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribuna…

1 semana atrás

Damião tem que trocar a roupa de vereador pela de prefeito

Os atos do novo prefeito de BH, Álvaro Damião (União), que foi empossado, nesta quinta…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!