Zema contradiz a cartilha e usa cargos para fazer política, foto Gil Leonardi/ImprensaMG
O site ALÉM DO FATO obteve com exclusividade a lista da Secretaria de Planejamento do Estado que cassa a licença de 21 sindicalistas. A decisão vigora a partir do próximo dia 6 de dezembro, segundo a secretária Luísa Barreto. A maioria dessas lideranças sindicais está sendo punida por fazer oposição ao projeto do governador Romeu Zema (Novo) de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
Esse programa é do governo federal e impõe duras exigências ao Estado que aderir, como venda de suas empresas estatais, no caso a Cemig e a Copasa. Além disso, congela reajuste de salários dos servidores e progressão nas carreiras públicas pelo mesmo período de adesão, ou seja, nove anos.
Nesse período, o Estado não poderá fazer investimentos ou criar novas despesas sem autorização de um comitê federal, comandado pelo Ministério da Economia. A Secretaria da Fazenda, autora do projeto, contesta que o Estado irá perder a autonomia administrativa.
O projeto está com a tramitação suspensa na Assembleia Legislativa, porque os deputados não estão convencidos da necessidade do projeto que é destinado a estados quebrados. Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC 77), protocolada na Assembleia, por 25 deputados, vai resgatar o direito de atuação sindical, conforme a Constituição Federal.
Veja a lista das lideranças sindicais punidas:
LEIA MAIS: Zema cassa licença de sindicalistas contrários ao regime de recuperação fiscal
O contrato entre a Vale S.A e a VLI Mutimodal S.A., que dá à VLI…
Na próxima quinta (10), audiência pública na Assembleia Legislativa vai discutir o decreto de Zema…
Após a derrota de Zema, nessa quarta-feira (2/7), na votação da federalização da Codemig, sem…
Lula ainda estava fora do país. Levou a pesquisa de desaprovação da Quaest e as…
Depois de repetir mais uma etapa da missão internacional do Partido dos Trabalhadores (PT), de…
Ante a indefinição e pouco desejo de seu pré-candidato a governador, o presidente Lula (PT)…