No último dia de inscrições, o desembargador José Arthur Filho registrou candidatura a presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o biênio 2022/2024. Atual superintendente administrativo do Tribunal, José Arthur é tido como bom gestor, quando integrou a Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças (2017/2018).
Presidiu também o Grupo de Trabalho que promoveu estudos e elaborou proposta de revisão dos contratos afetos à Superintendência de Informática. Foram economizados R$118.056.004,80 em renegociações na compra de equipamentos e serviços de informática e na readequação de aluguéis de imóveis até dezembro de 2017.
Na gestão do presidente Nelson Missias (2018/2020), foi superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio. Esteve à frente dos trabalhos da iniciativa pioneira para a elaboração do Programa de Integridade, referência entre os Tribunais de Justiça do Brasil, no “tocante à criação de boas práticas de governança e valorização da ética e da integridade”.
Projetos novos
Na atual gestão, do presidente Gilson Soares Lemes, foi nomeado superintendente adjunto da Superintendência Administrativa do Tribunal em julho 2020. Gerencia projetos como a virtualização de processos, que é um dos pilares do Programa Justiça Eficiente – Projef. Por meio da digitalização, a meta é alcançar todo o acervo de processos físicos do TJMG, que passarão a tramitar com mais agilidade e comodidade para as partes, advogados e secretarias.
Prestigiaram o ato de inscrição, além do presidente Gilson Soares Lemes, o ex-presidente e desembargador Geraldo Augusto, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas, desembargador Marcos Lincoln, e cerca de 40 desembargadores da ativa.
As eleições acontecem no dia 29 abril. A posse dos eleitos e início do mandato será no dia 1º de julho. Além dele, já se inscreveu a desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro, a primeira mulher na história do Tribunal a disputar o cargo. Há informações que o desembargador José Afrânio Vilela também pretende registrar sua chapa.
LEIA MAIS: Com forte apoio, Mariangela Meyer registra candidatura no TJMG
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.