Enquanto o Comando da Aeronáutica prepara festa para o aumento da frota F-39, o do Exército, entretanto, não voa em céu de brigadeiro. A força terrestre é acusada direcionar licitação para favorecer o polêmico bilionário Elon Musk.
As Forças Armadas tiveram, ontem (02/09), a boa notícia do embarque, pela Saab, do nono caça sueco F-39 Gripen. Mas, o portal especializado levanta a hipótese de carga maior. O navio MV “Heerengracht”, de bandeira holandesa, pode ter zarpado do porto de Norrköping com dois caças. Portanto, o dobro da encomenda.
Se uma ou duas aeronaves (a dúvida foi republicada por outros sites da área de defesa), caso nada seja informado durante a viagem de três semanas, o mistério findará dia 23/09. Essa a data do atraque do navio no cais do Porto de Navegantes, em Santa Catarina.
O pacote brasileiro junto à Saab, de 36 unidades do F-39, é para renovar frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Datado de outubro de 2014, a base histórica da compra foi em US$ 5,4 bilhões.
MATÉRIA RELACIONADA:
Europa azeda com tanque e caças de Lula; Putin
Trem de pouso para o A330-200
O Ministério da Defesa revelou, nesta semana, que o Comando da Aeronáutica contratou o “fornecimento de 01 (um) conjunto de trem de pouso para aeronave Airbus A330-200”. A J Walter Aviation Ltd. venceu o certame aberto nos Estados Unidos. Ofertou US$ 5,250 milhões.
A FAB tem na frota dois A330-200. Os aparelhos têm “uso múltiplo”, ou seja, transporte e reabastecimento em voo.
Exército faz compras para guerra eletrônica
O Comando do Exército, por sua vez, abrirá no dia 12/09 propostas para compras de “equipamentos para sonorização e fotocinegrafia”. Serão 76 itens. A demanda é do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica, com sede em Brasília (DF).
Dois dias depois, o Exército abrirá propostas ao Edital de “serviço de rastreamento e de comunicação via satélite”. A licitação atenderá à 1ª Brigada de Infantaria de Selva, de Boa Vista (RO).
8ª RM segue com o Caravan da Azul
A partir de amanhã (04/09) passa a vigorar, por um ano, aditivo em contrato do Exército com a Azul Conecta Ltda, para transporte de pessoal e carga. O serviço é com o modelo Caravan (Cesnna).
O contrato é com à 8ª Região Militar, cujo comando está em Belém (PA) .O Caravan deverá atender na versão para nove passageiros e até 200 kg de carga. Ou apenas para 900 kg de carga.
A Azul, entretanto, poderá substituir o Caravan por avião “similar, ou melhor, qualidade” – (sic). Todavia, permanece a exigência, em qualquer situação, para que a aeronave seja “equipada com sistema de navegação por instrumentos para operações diurnas e noturnas”.
Título original – Brincadeira: navio traz um ou dois caças F-39?
#CaçaF39 #Gripen #Saab #FAB #Aeronáutica #Exército #Azul #Caravan #ComandoDeComunicaçõesGuerraEletrônica #Airbus #A330-200 #PortoDeNavegantes #PortoDeNorrköping #Suécia #AJWalterAviation #Lula #Putin
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.