Fiscais mineiros se preparam para aplicar nova reforma tributária Fiscais mineiros se preparam para aplicar nova reforma tributária

Fiscais mineiros se preparam para aplicar nova reforma tributária

Presidente do Sindicato, Matias Bakir, coordena o encontro regional, foto Hayama Thayna/SindifiscoMG

A reforma tributária volta ao debate. Na próxima quinta (19), o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas (Sindifisco-MG) promove, em BH, o Encontro Regional da Reforma Tributária. O evento reunirá especialistas no tema, que discutirão as propostas que se encontram na Câmara dos Deputados e no Senado no processo de regulamentação da reforma e seus impactos sobre estados e municípios.

Além do secretário de Fazenda de Minas, Luiz Cláudio Gomes, participam o diretor para Assuntos Parlamentares e Relações Institucionais da Fenafisco, Celso Malhani, o presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, e o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindifisco-MG, Fernando Mattos.

“A importância e oportunidade desse encontro acerca da Reforma Tributária estão no aspecto de que, além de ser uma reforma que altera tudo o sistema no que respeito aos impostos sobre bens e serviços, os auditores fiscais da Receita estadual são os principais operadores desse novo sistema”, observou o presidente do Sindifisco-MG, Matias Bakir.

Fase de regulamentação

Segundo ele, no atual momento, há duas propostas de lei complementar (PLC 68 e 108) no Senado federal após a promulgação da Emenda Constitucional 132/2023. Essa PEC fixou os princípios gerais da reforma. O projeto de lei complementar 68 trata das reformas do sistema de tributação sobre bens e serviços, chamado IVA-Dual. E o projeto 108 estabelece as normas gerais de como a administração tributária irá operar, como vai funcionar o Comitê Gestor (entidade colegiada encarregada da gestão do Imposto sobre bens e serviços e sua distribuição para todos os estados, municípios e distrito federal).

O encontro será realizado no Dayrell Hotel & Centro de Convenção, no Centro da capital, das 9h às 12h30, desta quinta.

Fiscalizar as contas públicas

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindifisco-MG) foi fundado em 12 de dezembro de 1990, em resposta à autorização dada pela Constituição Federal de 1988 à sindicalização dos servidores públicos. Nos últimos 34 anos, sua história tem sido marcada pela luta em defesa dos direitos dos auditores que representa, do Fisco mineiro e da sociedade.

“O Sindifisco-MG atua em favor de um Fisco forte e autônomo e em defesa de um sistema tributário justo e eficaz, que promova o desenvolvimento econômico e social, e pela fiscalização permanente das contas públicas. Desse modo, defendemos que a arrecadação do Estado seja efetivamente aplicada em políticas sociais que beneficiem a população”, reafirmou o presidente da entidade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments