O secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, prevê que os casos suspeitos de coronavírus na cidade vão crescer “substancialmente” nos próximos dias. A afirmação do secretário foi feita na Câmara Municipal ontem à tarde, em resposta a um questionamento do vereador Gabriel Azevedo (sem partido), que quis saber como o serviço de saúde da capital está se preparando para enfrentar a doença.
Belo Horizonte, lembrou o secretário, recebeu um grande número de turistas no período do Carnaval, fator que deve contribuir para elevar o número de casos suspeitos. Ele observou, entretanto, que não há motivo para pânico, uma vez que os casos de letalidade são baixos, que há formas simples e eficazes de prevenção (como lavar bem as mãos, por exemplo) e assegurou que os profissionais de saúde de BH estão treinados para enfrentar o coronavírus (covid-19).
Jakcson Pinto informou também que Belo Horizonte, em ação conjunta com o governo do Estado, está preparando uma unidade de saúde exclusiva para atender os pacientes que, porventura, sejam diagnosticados com o covid-19.
O Brasil só tem um caso confirmado de coronavírus. Trata-se de um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos, e veio da Itália.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.