ALÉM DO FATO antecipou há 30 dias queda de secretário de Zema ALÉM DO FATO antecipou há 30 dias queda de secretário de Zema

ALÉM DO FATO antecipou há 30 dias queda de secretário de Zema

Zema já havia trocado Custódio por Bilac, fotos Renato Cobucci/Imprensa MG, Edição do Brasil e Gustavo Lima/ Agência Câmara

Os leitores deste site ALÉM DO FATO, e do Portal UAI ficaram sabendo primeiro, no dia 12 de fevereiro, há exatos 30 dias, que o secretário de Romeu Zema, Bilac Pinto (de Governo), estava perdendo o cargo. O anúncio oficial da queda de Bilac foi feito nesta quarta (11). Naquela data, de fevereiro, registramos aqui as dificuldades continuadas na articulação política que levaram o governador a pensar em nova mudança na área.

Há sete meses, Zema havia trocado o então secretário de Governo, Custódio Mattos (PSDB), por Bilac Pinto (DEM), para melhorar interlocução política. Se era ruim com o Legislativo, piorou e atingiu também o Judiciário. Com o fracasso de Bilac, o governador o substituiu pelo secretário-geral, Igor Eto, que tentará reconstruir a base de apoio de Zema na Assembleia Legislativa. Igor contará com o apoio do vereador Mateus Simões (Novo), que irá substitui-lo na Secretaria-Geral. O governo abriu este ano perdendo seis deputados de sua base que caiu de 22 para 16 deputados fiéis.

Igor Eto e Mateus Simões, fotos Gil Leonardi Imprensa MG e Ernandes Ferreira CMBH

Demissão associada ao frustrado reajuste de policiais

A decisão de Zema pela demissão esteve associada ao desfecho do frustrado reajuste salarial para os policiais mineiros, de 41,7% ao custo de R$ 9 bilhões. A negociação foi conduzida por Bilac durante seis meses. Após apresentar proposta, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa, o governador vetou parcialmente o projeto nessa quarta (11). Em vez de 41,7%, concedeu apenas 13%. Além desse desacerto, o governo perdeu a governabilidade entre os deputados estaduais por conta da condução errática de Bilac. Agora, Zema irá recorrer à boa vontade de Igor Eto, apesar de inexperiente, para tentar resolver o problema de interlocução do governo com os deputados estaduais.  

Veja aqui a notícia publicada em 12 de fevereiro.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments