Setor agrícola: entenda como o e-commerce está acelerando a tecnologia no setor e veja como aproveitar Setor agrícola: entenda como o e-commerce está acelerando a tecnologia no setor e veja como aproveitar

Setor agrícola: entenda como o e-commerce está acelerando a tecnologia no setor e veja como aproveitar

  • por | publicado: 31/10/2022 - 20:08

Imagem: Freepik

O mercado do agro no Brasil é muito grande e é o responsável por cerca de 27% do PIB brasileiro, ou seja, além de empregar milhões de pessoas e estar constantemente presente na mesa de cada um ,ele ainda participa de maneira significativa na economia do país. Por isso, esse setor está crescendo cada vez mais e ainda tem buscado por inovações e tem investido pesado em tecnologias variadas, que cooperam para melhorar os resultados de cada parte do processo, desde a preparação do solo até o momento da colheita das culturas.

É muito importante para o produtor rural, por exemplo, entender as reais necessidades da sua lavoura e em quais aspectos ela está necessitando de melhoras. Isso porque é somente dessa maneira que será possível definir estratégias que possam sanar a questão e ainda colaborar para o bom desempenho daquelas culturas. Dessa forma, a tecnologia se faz indispensável na vida no campo e, para entender melhor sobre isso, leia as dicas que preparamos para você nesse artigo.

Tipos de tecnologia

Quando se trata do termo ‘tecnologia’ no agronegócio, é imprescindível que ele seja destrinchado, somente assim será possível entender dentro desse mercado, quais são os tipos de tecnologia que estão sendo mais investidas e de que forma elas estão sendo comercializadas. Veja melhor a seguir.

Máquinas pesadas

Essa, com certeza, é uma das partes mais importantes e até mesmo conhecidas do mercado do agro: as máquinas pesadas. Elas se destacam por suas funcionalidades, seu tamanho e sua alta performance. Dentro dessa categoria estão os tratores, as semeadoras, as plantadeiras, as retroescavadeiras, entre outros.

Insumos agrícolas

Os insumos são os responsáveis por aumentarem os resultados do produto final, isso porque eles ajudam no combate de pragas, auxiliam no processo de nutrição das plantas e ainda colaboram para que toda a lavoura tenha um desempenho linear e parecido.

Veículos

Quando se trata de grandes extensões de terra, deve-se pensar em dois tipos de veículos extremamente necessários: um 4×4 e o tipo certo de caminhão. O primeiro serve para a locomoção do trabalhador na fazendo que, em alguns dos casos, pode ser bastante grande. O segundo porque existem diferentes tipos de carga, que precisam ser transportadas pelo modelo certo, para garantir a qualidade do produto e a segurança do motorista.

Comercialização

Essa é a mais revolucionária das tecnologias: o e-commerce. No Brasil se destaca a Agrofy, a mais completa loja virtual para o produtor rural no país. Através desse mecanismo, é possível realizar a comparação de preços, de modelos e de qualidade e finalizar a compra de forma segura de qualquer lugar do país e a qualquer momento e, mediante o pagamento do frete, o produtor também consegue receber o produto adquirido diretamente na sua propriedade.

Além de fomentar e aquecer esse mercado, o e-commerce ainda possibilitou a descoberta de novos centros digitais que possibilitam e democratização de valores e uma maior acessibilidade por parte do consumidor.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
2017
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments