Os leitores do ALÉM DO FATO entraram primeiro na discussão sobre a realização da Agrishow 2020 e outras feiras, diante da evolução do novo coronavírus de epidemia para pandemia - Reprodução
Os leitores do ALÉM DO FATO e do Portal UAI, de forma antecipada (28/02), participaram do questionamento sobre a sustentação da Agrishow 2020 e outras feiras. Isso por causa da disseminação acelerada do novo coronavírus (Covid-19). Na manhã desta terça (17/03), a organização da feira comunicou o cancelamento do calendário: 29 de abril a 1º de maio, em Ribeirão Preto (SP).
A discussão era fundamentada na iminência da epidemia evoluir para pandemia, de acordo com parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, características e ambiente da feira: enorme aglomeração (média anual de 150 mil visitantes), ruas estreitas, espaços fechados climatizados, poeira e presença de pessoas de 90 países, incluindo China, Coreia e Itália (expositor da Lombardia).
A organização da Agrishow 2020 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, todavia, contestou a discussão aberta aqui: “Agrishow 2020 tem potencial para turbinar o coronavírus”. A nota encaminhada (02/03) ao site era contundente quanto à realização: “… os promotores da maior feira latino-americana do Agronegócio estão em permanente contato com o Ministério da Saúde e outros organismos médicos, solicitando orientações e recomendações que possam monitorar e garantir o máximo de segurança sanitária aos visitantes, expositores, colaboradores, imprensa e outros públicos…”.
Diante do cancelamento (13/03) da Tecnoshow COMIGO, de Rio Verde (GO), a maior feira agrícola do Centro-Oeste, ALÉM DO FATO optou por manter o tema (14/03) em pauta. Mas, desta vez, incluindo a 86ª Exposição Internacional das Raças Zebuínas (ExpoZebu), da ABCZ, em Uberaba (MG): “Sem Tecnoshow, ABCZ e Agrishow ficam em xeque”. Mas, mesmo com a pandemia estabelecida, os organizadores das duas feiras mantinham os calendários.
Hoje, contudo, tanto a Agrishow quanto a ABCZ comunicaram os cancelamentos dos calendários. Apresentam mesmos motivos óbvios. Mas, ficou melhor sintetizado no comunicado da entidade de Uberaba: “… sensível à situação atual que envolve a questão do coronavírus, com o decreto de emergência do Governo de Minas Gerais, do Governo Municipal de Uberaba e seguindo a orientação do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, decidiu pelo adiamento da 86ª edição da feira…” .
A ABCZ anunciava público muito superior ao da Agrishow: 320 mil pessoas. E, de mesma forma, preocupava bem mais. Pois, esperava por 500 compradores internacionais. A Feira seria de 25 de abril a 3 de maio.
Este 29 de agosto marca os 200 anos da assinatura do Tratado do Rio de…
Após as declarações desconectadas da realidade e até do bom senso, o governador Zema (Novo)…
A holding Energisa S.A., dos segmentos de distribuição e geração, captará R$ 3,910 bilhões para recompra (aquisição…
Em encontro inédito, nessa quarta (27), em BH, o superintendente regional do Trabalho, Carlos Calazans,…
O ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas, desembargador Nelson Missias de Morais, criticou em…
Perto daquelas horas de decisão, o presidente Lula (PT) volta a Minas, nesta sexta (29/8),…