Agrishow cancelada; ALÉM DO FATO questionou primeiro

  • por | publicado: 17/03/2020 - 13:52

Os leitores do ALÉM DO FATO entraram primeiro na discussão sobre a realização da Agrishow 2020 e outras feiras, diante da evolução do novo coronavírus de epidemia para pandemia - Reprodução

Os leitores do ALÉM DO FATO e do Portal UAI, de forma antecipada (28/02), participaram do questionamento sobre a sustentação da Agrishow 2020 e outras feiras. Isso por causa da disseminação acelerada do novo coronavírus (Covid-19). Na manhã desta terça (17/03), a organização da feira comunicou o cancelamento do calendário: 29 de abril a 1º de maio, em Ribeirão Preto (SP).

No site Agrishow 2020, um “comunicado importante!”, mas, sem detalhes – Reprodução

A discussão era fundamentada na iminência da epidemia evoluir para pandemia, de acordo com parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, características e ambiente da feira: enorme aglomeração (média anual de 150 mil visitantes), ruas estreitas, espaços fechados climatizados, poeira e presença de pessoas de 90 países, incluindo China, Coreia e Itália (expositor da Lombardia).

A organização da Agrishow 2020 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, todavia, contestou a discussão aberta aqui: “Agrishow 2020 tem potencial para turbinar o coronavírus”. A nota encaminhada (02/03) ao site era contundente quanto à realização: “… os promotores da maior feira latino-americana do Agronegócio estão em permanente contato com o Ministério da Saúde e outros organismos médicos, solicitando orientações e recomendações que possam monitorar e garantir o máximo de segurança sanitária aos visitantes, expositores, colaboradores, imprensa e outros públicos…”.

ABCZ também não fará Expozebu

Diante do cancelamento (13/03) da Tecnoshow COMIGO, de Rio Verde (GO), a maior feira agrícola do Centro-Oeste, ALÉM DO FATO optou por manter o tema (14/03) em pauta. Mas, desta vez, incluindo a 86ª Exposição Internacional das Raças Zebuínas (ExpoZebu), da ABCZ, em Uberaba (MG): “Sem Tecnoshow, ABCZ e Agrishow ficam em xeque”. Mas, mesmo com a pandemia estabelecida, os organizadores das duas feiras mantinham os calendários.

Comunicado da ABCZ foi amplo – Reprodução

Hoje, contudo, tanto a Agrishow quanto a ABCZ comunicaram os cancelamentos dos calendários. Apresentam mesmos motivos óbvios. Mas, ficou melhor sintetizado no comunicado da entidade de Uberaba: “… sensível à situação atual que envolve a questão do coronavírus, com o decreto de emergência do Governo de Minas Gerais, do Governo Municipal de Uberaba e seguindo a orientação do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, decidiu pelo adiamento da 86ª edição da feira…” .

A ABCZ anunciava público muito superior ao da Agrishow: 320 mil pessoas. E, de mesma forma, preocupava bem mais. Pois, esperava por 500 compradores internacionais. A Feira seria de 25 de abril a 3 de maio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.